Human papillomavirus (HPV) infectionin HIV positive women of Florianópolis, Santa Catarina

Authors

  • Edison N Fedrizzi
  • Juliana K Laureano
  • Maristela O Campos
  • Maria Elizabeth Menezes

Keywords:

infecção por papilomavírus, infecção HIV, captura híbrida, imunossupressão, DST

Abstract

Introdução: a infecção por HPV é a doença sexualmente transmissível mais prevalente no mundo todo. A doença induzida por este vírus está na dependência de vários outros fatores que afetam o hospedeiro. O principal fator é a imunossupressão, principalmente associada à infecção pelo HIV. Objetivo: pesquisar a presença da infecção pelo HPV em um grupo de mulheres HIV-positivo e comparar com as mulheres HIV-negativo, avaliar as prevalências dos grupos virais de alto e baixo risco oncogênico, a relação destes achados com características socioeconômicas, demográficas e comportamentais, além de variáveis relacionadas ao HIV, como níveis de CD4, CV e TARVC. Métodos: trata-se de estudo transversal, descritivo, onde foram analisadas amostras genitais de 20 mulheres HIV-positivo e 99 HIV-negativo para o DNA-HPV, através do método da captura híbrida. Foram coletados, ainda, dados de prontuário e de questionário aplicado às participantes. Resultados: a prevalência do HPV foi de 70% entre as mulheres HIV-positivo e de 21,2% entre as HIV-negativo. O HPV de alto risco oncogênico esteve presente em 71,4% dos casos HPV-positivo em ambos os grupos, e ambos os tipos virais em 35,7% das mulheres HIV-positivo. A infecção pelo HPV foi associada a idade acima de 35 anos, baixo nível de escolaridade, CD4 entre 200 e 500 células/mm3 e uso de TARVC entre as mulheres HIV-positivo. As demais variáveis não se mostraram associadas à infecção pelo HPV. Conclusão: a prevalência da infecção pelo HPV nas mulheres HIV-positivo foi cerca de 3,3 vezes maior que nas HIV-negativo, sendo a maioria do grupo de alto risco oncogênico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Edison N Fedrizzi

Professor Adjunto de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Chefe do Centro de Pesquisa Clínica “Projeto HPV” do HU/UFSC.

Juliana K Laureano

Acadêmica do Curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Maristela O Campos

Diretora Científica do Instituto de Biotecnologia Aplicada (IBIOTECNO).

Maria Elizabeth Menezes

Presidente do Instituto de Biotecnologia Aplicada (IBIOTECNO) e Diretora do Laboratório de Análise e Pesquisa do Gene (DNAnálise).

Published

2011-10-02

How to Cite

1.
Fedrizzi EN, Laureano JK, Campos MO, Menezes ME. Human papillomavirus (HPV) infectionin HIV positive women of Florianópolis, Santa Catarina. DST [Internet]. 2011 Oct. 2 [cited 2024 Apr. 25];23(4):205-9. Available from: https://bjstd.org/revista/article/view/1025

Issue

Section

Original Article