Sífilis e gestação

estudo comparativo de dois períodos (2006 e 2011) em população de puérperas

Authors

  • Ernesto Antonio Figueiró Filho
  • Silvia S.A. Freire
  • Bruno A. Souza
  • Gabriela S. Aguena
  • Cristiane M. Maedo

Keywords:

sífilis, sífilis congênita, pré-natal, DST

Abstract

Introdução: em 2005 a sífilis SF em gestantes foi incluída na lista de agravos de notificação compulsória, na tentativa de controlar a transmissão vertical. Objetivo: comparar dois períodos em população de puérperas para verificação da sífilis congênita (SC) como fator de assistência pré-natal. Métodos: estudo observacional transversal comparativo retrospectivo e prospectivo dos casos de SC ocorridos em dois períodos distintos com 512 puérperas em cada período (2006 e 2011) com total de 1.024 puérperas, de quatro maternidades da cidade de Campo Grande-MS. O diagnóstico baseou-se nos critérios propostos pelo Ministério da Saúde. Foi realizada entrevista ao leito e verificação dos exames obtidos durante o pré-natal ou no ato da internação. Resultados: a prevalência de SC observada no primeiro período (2006) foi de 2,3% e no segundo (2011), de 0,58%. Observou-se associação significativa entre os períodos estudados e elevação da frequência das doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis, de 3,5% (2006) para 10,1% (2011). Não se observou associação significativa entre os períodos estudados e as variáveis relacionadas a infecção sifilítica materno-fetal, tratamento do parceiro e tratamento dos outros filhos. Conclusão: verificou-se o desconhecimento sobre a importância da prevenção da sífilis, além da atenção e o cuidado que devem existir no momento do preenchimento do cartão da gestante, e elevação significativa da identificação de outras doenças infecciosas durante o pré-natal no ano de 2011 em relação ao ano de 2006. Em nenhum período ocorreu o tratamento adequado das pacientes, dos parceiros e o rastreamento dos filhos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ernesto Antonio Figueiró Filho

Professor Doutor do Departamento de Gineco-Obstetrícia, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAMED-UFMS)

Silvia S.A. Freire

Pós-Graduanda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro Oeste da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS – Campo Grande (MS), Brasil.

Bruno A. Souza

Alunos de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – FAMED.      

Gabriela S. Aguena

Alunos de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – FAMED.      

Cristiane M. Maedo

Alunos de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – FAMED.      

Published

2012-03-05

How to Cite

1.
Figueiró Filho EA, Freire SS, Souza BA, Aguena GS, Maedo CM. Sífilis e gestação: estudo comparativo de dois períodos (2006 e 2011) em população de puérperas. DST [Internet]. 2012 Mar. 5 [cited 2024 Apr. 26];24(1):32-7. Available from: https://bjstd.org/revista/article/view/1038

Issue

Section

Original Article