Neurologycal manifestations of toxoplasmosis in Aids

Authors

  • Vilma D. Caruaru
  • Walter Tavares
  • Marci Ribeiro
  • Miriam Dumas

Keywords:

Cerebral toxoplasmose, aids, neurological manifestations

Abstract

Introdução: os relatos acerca da síndrome de imunoficiência adquirida (Aids) colocam o comprometimento do sistema nervoso central na frequência de 20% a 40% dos casos. As lesões neurológicas são evidenciadas em até 90% dos casos de Ainds submetidos a necropsia e tem sido a causa de óbito com muita frequência, por isso há necessidade do diagnóstico precoce destas manifestações. Objetivos: Constatar a prevalência de toxoplasmose cerebral nos pacientes com aids necropsiados no Hospital Universitário Antônio Pedro (HA IIP), apresentar que nos pacientes com manifestações neurológicas a evolução para o óbito ê muis rápida quando não tratados e mostrar a importância do tratamento medicamentoso e do diagnóstico precoce em toxoplasmose cerebral. Método: Foram necropsiados 154 pacientes com aids. no Hospital Universitário Antônio Pedro, no período de 1981 a 1990, no Serviço de Patologia. Nesta época, quando o paciente era internado no Hospital Universitário Antônio Pedro, o familiar recebia a informação da necessidade de necropsia após óbito, por ser um Hospital Universitário. Resultados: A toxoplasmose cerebral apresentou-se como a manifestação neurológica mais frequente (38,9%) e o diagnóstico desta afecção fui baseado na ciorrelação clínica e neuroralógica associada a sorologia positiva para infecção pelo toxoplasma gondii com resposta terapêutica adequada à associação de sulfadiosina com pirimetamina. Conclusão: Este trabalho permitiu concluir que o diagnóstico e tratamento precoce da toxoplasmose cerebral oferece um maior tempo de vida. Este estudo permitiu criar T. que é o tempo entre os sintomas da aids e os sintomas neurológicos, e T. que é o lempo entre os sintomas neurológicose o óbito, sendo T muito curto nos pacientes não-tratados, nos fazendo entender a grande necessidade do diagnóstico e tratamento precoces.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vilma D. Caruaru

Doutora em Neurologia , professora adjunta IV em Neurologia UFF.

Walter Tavares

Professor titular de Doenças Infecto Parasitárias.

Marci Ribeiro

Mestre em Neurologia - UFF.

Miriam Dumas

Doutora em Patologia, professora adjunto IV UFF. Universidade Federal Fluminense - UFF. Hospital Universitário Antônio Pedro - HUAP - Niterói - RJ.

Published

2003-04-25

How to Cite

1.
Caruaru VD, Tavares W, Ribeiro M, Dumas M. Neurologycal manifestations of toxoplasmosis in Aids . DST [Internet]. 2003 Apr. 25 [cited 2024 Apr. 28];15(3):46-50. Available from: https://bjstd.org/revista/article/view/475

Issue

Section

Original Article