Association between cd4 serological levels and gynecological problems among hiv + women

Authors

  • Renata Muller Rosenthal Universidade Federal de Pelotas
  • Mariângela F. Silveira
  • Vera Maria A. Brum

Keywords:

cervical intraepithelial neoplasia, HIV infection, HPV, STD, women

Abstract

Introdução: a literatura mostra maior prevalência de persistência da infecção por HPV, alterações displásicas do colo uterino e infecções cervico- vaginais em pacientes HIV+ possivelmente devido à imunodeficiência. Objetivo: relacionar a gravidade de lesão cervical diagnosticada por exame citopatológico, infecção por HPV e infecções genitais à contagem de células CD4 em pacientes HIV-positivo. Métodos: estudo transversal com revisão de prontuários de 383 pacientes soropositivas do Ambulatório de Ginecologia do Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS da Universidade Federal de Pelotas (SAE-UFPel). As pacientes foram distribuídas pelo índice de CD4 em quatro grupos: <100 cél/mm3, entre 101- 250 cél/mm3, entre 251-350 cél/mm3 e > 351 cél/mm3. Para a análise foi considerado para significância estatística um P valor < 0,05. Resultados: das 358 pacientes com registro de citopatológico, 22 (6,15%) apresentaram exame alterado. A associação de neoplasia intraepitelial cervical (NIC) com valo­ res baixos de CD4 não foi significativa, assim como não foi possível demonstrar associação entre presença de lesão por HPV, herpes genital, vaginose bacteriana, e infecções por cândida com valores baixos de linfócitos CD4. Conclusão: embora a literatura descreva uma associação entre o grau de displasia cervical e a prevalência de infecções por HPV com a baixa contagem de células CD4, não encontramos evidência desta associação no pre­ sente estudo. O mesmo ocorreu com a presença de infecções cervicovaginais. Uma explicação talvez seja o fato de grande parte da amostra estudada ser de pacientes em uso de drogas antirretrovirais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Renata Muller Rosenthal, Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Pelotas.

Mariângela F. Silveira

Departamento Materno Infantil, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Pelotas. Trabalho realizado na Universidade Federal de Pelotas. Financiamento: Bolsa de Iniciacão Científica - CNPa.

Vera Maria A. Brum

Departamento Materno Infantil, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Pelotas. Trabalho realizado na Universidade Federal de Pelotas. Financiamento: Bolsa de Iniciacão Científica - CNPa.

Published

2008-04-23

How to Cite

1.
Rosenthal RM, Silveira MF, Brum VMA. Association between cd4 serological levels and gynecological problems among hiv + women. DST [Internet]. 2008 Apr. 23 [cited 2024 Apr. 26];20(2):104-7. Available from: https://bjstd.org/revista/article/view/934

Issue

Section

Original Article