Monogamic women and their perceptions about their vulnerability to DST/HIV/Aids

Authors

  • Tatiane G. Guedes
  • Escolástica Rejane F. Moura
  • Andressa N. de Paula
  • Nancy Costa de Oliveira
  • Rebeca P.R. Vieira

Keywords:

sexually transmitted disease (STD), women, perception, vulnerability

Abstract

Introdução: o HIV/aids é considerado uma epidemia mundial e atualmente segue quatro tendências: heterossexualização, interiorização, pauperização e feminização. A mulher está especialmente vulnerável a esta epidemia, considerando suas características biológicas e anatômicas específicas, além da pressão exercida pelos parceiros, levando-as a ter um poder de escolha e de tomada de decisão nas relações afetivo-sexuais e reprodutivas, submetendo-se conscientemente a situações de risco para aquisição das DST/HIV/aids. Objetivo: verificar a porcentagem de DST/HIV/aids em mulheres monogâmicas, conhecer as percepções destas quanto à vulnerabilidade aos mesmos agravos e identificar fatores protetores às DST/HIV/aids no grupo estudado. Métodos: estudo transversal, descritivo-exploratório, realizado com 27 mulheres, em abril e maio de 2008, no ambulatório de DST/HIV/aids de um hospital universitário de Fortaleza - CE. Resultados: vinte e quatro (88,9%) mulheres encontravam-se na fase reprodutiva (21 a 49 anos); 16 (59,3%) tinham o ensino médio; e 14 (51,9%) não tinham renda própria, dependendo financeiramente dos seus parceiros. Sete (26,0%) não detinham conhecimento sobre as formas de transmissão das DST/HIV/aids. Somente seis (22,2%) usavam o preservativo masculino “sempre” e 26 (96,3%) afirmaram não uso de drogas injetáveis. Dezesseis mulheres (59,2%) percebiam-se sem risco para DST/HIV/aids, sendo a justificativa mais frequente a confiança no parceiro único, com 12 (44,4%). Conclusão: promoção do sexo seguro junto às mulheres monogâmicas deve trazer como foco a vulnerabilidade às DST/HIV/aids, visto que essas mulheres podem estar se relacionando com um parceiro que é bígamo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tatiane G. Guedes

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará.

Escolástica Rejane F. Moura

Enfermeira. Prof° Dr Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará.

Andressa N. de Paula

Enfermeira da Estratégia Saúde da Família do município de Senador Pompeu - CE

Nancy Costa de Oliveira

Enfermeira da Estratégia Saúde da Família do município de Fortaleza - CE. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará.

Rebeca P.R. Vieira

Acadêmica do 8S semestre de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Bolsista de iniciação científica FUNCAP/UFC.

Published

2009-08-15

How to Cite

1.
Guedes TG, Moura ERF, Paula AN de, Oliveira NC de, Vieira RP. Monogamic women and their perceptions about their vulnerability to DST/HIV/Aids. DST [Internet]. 2009 Aug. 15 [cited 2024 Apr. 24];21(3):118-23. Available from: https://bjstd.org/revista/article/view/981

Issue

Section

Original Article