Sobre a Revista

Histórico da Revista

Com 37 anos de existência, a BJSTD nasceu para ser um instrumento adequado e confiável na disseminação de conhecimentos científicos de qualidade no campo de DST, STD, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV-AIDS.

O DST - Jornal Brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis (Brazilian Journal of Sexually Transmitted Diseases), revista científica de acesso aberto na internet, é dirigido a associados da SBDST, assinantes, bibliotecas, centros de referência, ginecologistas, urologistas, infectologistas, dermatologistas, clínicos gerais, programas de saúde familiar, epidemiologistas, biólogos, profissionais da saúde em geral e instituições parceiras.

Desde 2020, estamos trabalhando com a publicação contínua e apenas online de artigos.

Todo o conteúdo da coleção, desde 1989, está disponível gratuitamente na internet.

Objetivos

- O BJSTD é um jornal de acesso aberto dedicado a divulgar pesquisas na área da ciência da saúde.

- Ser um instrumento viável e confiável para disseminar a área científica das doenças e infecções sexualmente transmissíveis / DSTs / IST.

- Ser reconhecida como uma publicação de qualidade e eficiência internacionais.

Escopo

DST – o Jornal Brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis é direcionado a membros da SBDST, assinantes, bibliotecas, centros de referência, ginecologistas, urologistas, especialistas em doenças infecciosas, dermatologistas, clínicos, programas de saúde da família, entidades com acordos e pesquisadores dos temas das STD/STI/HIV/AIDS. Porém, o SBDST é um jornal de acesso aberto na internet, e todos os seus números e volumes estão disponíveis desde 1989.

Periodicidade
Publicação contínua

Processo de Avaliação por pares
Os artigos submetidos serão analisados pela secretaria para verificar a adequação às Normas Gerais de Publicação da Revista. Caso haja inadequação, serão devolvidos aos autores para correção.

Quando aprovado nesta etapa, seguirão para análise dos Editores Científicos e Associados que procederão a análise da adequação ao Escopo e Política Editorial da Revista.

Após esta etapa, os artigos serão encaminhados a dois relatores que analisarão o conteúdo técnico e metodológico, utilizando um instrumento de avaliação desenvolvido para este objetivo. Havendo discrepância entre os pareceres, o artigo será encaminhado a um terceiro relator. O anonimato é garantido em todas as etapas do processo de avaliação.

Os pareceres finais serão avaliados pelo Conselho Editorial, que indicará modificações a serem realizadas. A publicação dos artigos ocorrerá somente após a aprovação dos pareceristas e do Conselho Editorial.

Política de Acesso Aberto
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Esta é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Isso está de acordo com a definição de acesso aberto da BOAI.

BJSTD não cobra qualquer taxa para submissão e para publicação de artigos em nosso periódico científico aberto.

Indexadores da Revista

BOAI - Budapest open access initiative;

Crossref;

GOOGLE ACADÊMICO;

Latindex;

LILACS EXPRESS - Latim American Literature in Health Sciences;

MIGUILIM - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras;

ROAD - Directory of open access / Scholarly resource;

The Library of Congress - WC – 140;

Politica de publicidade

Não aceitamos publicidades.