Neoplasia intraepitelial cervical

Autores

  • Susana Aidé
  • Gutemberg Almeida
  • Isabel do Vai
  • Nelson Vespa Junior
  • Adriana B. Campaner

Resumo

A neoplasia intraepitelial cervical (NIC) representa uma das manifestações subclínicas da infecção pelo papilomavírus humano (HPV). O diagnóstico e o tratamento dessas lesões são de grande importância, pelo fato de estarem intimamente relacionadas à gênese do câncer do colo uterino. Este artigo propõe-se a fazer uma revisão sobre os principais aspectos da epidemiologia, da história natural, do diagnóstico e do tratamento das NIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Aidé

Professora-adjunta da disciplina de Ginecologia da Universidade Federal Fluminese.

Gutemberg Almeida

Professor-adjunto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Isabel do Vai

Professor-adjunto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nelson Vespa Junior

Médico Ginecologista, Colaborador do Ambulatório de Colposcopia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Coordenador da Pesquisa da Vacina Multivalente contra HPV - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Adriana B. Campaner

Professora-assistente, Doutora do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Chefe do Setor de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Downloads

Publicado

2009-12-06

Como Citar

1.
Aidé S, Almeida G, Vai I do, Vespa Junior N, Campaner AB. Neoplasia intraepitelial cervical. DST [Internet]. 6º de dezembro de 2009 [citado 21º de novembro de 2024];21(4):166-70. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/1000

Edição

Seção

Artigo original