Suplementação dietética com l-glutaminae fibra solúvel na diarreia crônica refratária de paciente com aids

relato de caso

Autores

  • Renata P Silva
  • Paulla Suylane SF Costa
  • Maria Goretti PA Burgos

Palavras-chave:

diarreia, HIV, fibras solúveis, L-glutamina

Resumo

A suplementação dietética de fibras solúveis e L-glutamina tem mostrado efeitos benéficos na diarreia crônica refratária relacionada à aids. O objetivo deste trabalho foi relatar o efeito dessa suplementação em paciente com diarreia refratária associada à síndrome consumptiva do HIV/aids. A terapia nutricional enteral acrescida de L-glutamina e fibra solúvel mostrou-se eficaz no controle da diarreia, provavelmente por auxiliar no reparo da mucosa colônica, favorecendo a rápida recuperação intestinal. O resultado positivo alcançado sugere um novo protocolo coadjuvante no tratamento da diarreia crônica refratária nesses indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata P Silva

Nutricionista do Serviço de Nutrição/Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE), Mestre em Nutrição Humana pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Nutrição pelo Programa de Residência em Nutrição do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE).

Paulla Suylane SF Costa

Nutricionista Residente da enfermaria de Doenças Infectocontagiosas e Parasitárias – HC/UFPE.

Maria Goretti PA Burgos

Professora de Nutrição Clínica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Doutora e Mestre em Nutrição pela UFPE, Especialista em Nutrição Clínica pela ASBRAN.

Downloads

Publicado

2011-09-25

Como Citar

1.
Silva RP, Costa PSS, Burgos MGP. Suplementação dietética com l-glutaminae fibra solúvel na diarreia crônica refratária de paciente com aids: relato de caso. DST [Internet]. 25º de setembro de 2011 [citado 23º de novembro de 2024];23(3):146-8. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/1015

Edição

Seção

Artigo original