Conhecimento dos enfermeiros acerca do manejoda gestante com exame de VDRL reagente

Autores

  • Roumayne FV Andrade
  • Nara BG Lima
  • Maria AL Araújo
  • Denise MA Silva
  • Simone P Melo

Palavras-chave:

sífilis congênita, gestantes, conhecimento, DST

Resumo

Introdução: a sífilis se mantêm como um grave problema de saúde pública, haja vista as repercussões que podem acarretar no feto quando a gestante não realiza o tratamento ou é inadequadamente tratada. Objetivo: analisar o conhecimento dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família de Fortaleza, Ceará, acerca das ações de prevenção, tratamento e controle da sífilis na gestação. métodos: estudo descritivo quantitativo, realizado nos meses de agosto e setembro de 2010, cuja amostra se constituiu de 160 enfermeiros. Utilizou-se um questionário autoaplicado que foi elaborado com base nas recomendações do Ministério da Saúde para o controle de sífilis gestacional e congênita. Foram consideradas corretas as respostas que estavam de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde. Analisaram-se dados sociodemográficos e variáveis relacionadas com diagnóstico, tratamento e seguimento das gestantes com VDRL reagente. resultados: não tinham conhecimento adequado sobre os tipos de testes treponêmicos e não treponêmicos 76,2% dos enfermeiros, 83,7% sobre a conduta diante do VDRL com titulação 1:1, 59,4% com realação ao tratamento para a fase secundária da doença e 66,9% tinham dificuldade de identificar as fases da sífilis recente. Conclusão: os enfermeiros da Estratégia Saúde da Família não têm conhecimento adequado acerca das ações que envolvem a prevenção e o controle na gestante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roumayne FV Andrade

Enfermeira. Mestranda do Curso de Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza –UNIFOR.

Nara BG Lima

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Maria AL Araújo

Doutora em Enfermagem. Professora do Mestrado em Saúde Coletiva na Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Denise MA Silva

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Professora da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza.

Simone P Melo

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Professora do Curso de Enfermagem da UNIFOR.

Downloads

Publicado

2011-10-02

Como Citar

1.
Andrade RF, Lima NB, Araújo MA, Silva DM, Melo SP. Conhecimento dos enfermeiros acerca do manejoda gestante com exame de VDRL reagente. DST [Internet]. 2º de outubro de 2011 [citado 23º de novembro de 2024];23(4):188-93. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/1022

Edição

Seção

Artigo original