Infecções causadas por papilomavírus humanos e transplante renal

uma revisão

Autores

  • Camila F. Baez
  • João J. Cossatis
  • Larissa A. Afonso
  • Rafael B. Varella
  • Silvia M.B. Cavalcanti

Palavras-chave:

HPV, hiperplasia, neoplasia, câncer, transplante renal

Resumo

A terapia imunossupressora em pacientes receptores de transplante renal fornece um ambiente favorável ao desenvolvimento de infecções virais. Dentre estas infecções, aquelas causadas pelos papilomavírus humanos (HPV) são geralmente associadas a neoplasias mucocutâneas que podem ameaçar a sobrevida pós-transplante. Pesquisas clínicas sugerem que receptores de transplante podem apresentar um risco até cinco vezes maior de desenvolverem quadros de doenças malignas múltiplas, devido à maior frequência da persistência do HPV. A oncogênese induzida por HPV de alto risco é um processo de múltiplos estágios, no qual a infecção persistente é o evento fundamental, apesar de alterações genéticas e epigenéticas adicionais serem necessárias para a transformação maligna. Os principais tipos tumorais relacionados à infecção persistente por HPV são os cânceres anogenitais, orais e de pele, comuns em receptores de transplante e responsáveis por grande morbidade e mortalidade. Uma vez que vacinas profiláticas de alta eficácia contra a infecção pelo HPV foram aprovadas para uso na população humana, estudos para avaliar a imunogenicidade e eficácia destas vacinas em imunossuprimidos são recomendáveis. Assim, objetivamos fazer extensa revisão sobre o tema. Para tal, pesquisamos o assunto nas bases de dados Lilacs, ScIELO, Medline, Scopus nos últimos 10 anos. Concluímos que, com o aumento na população de receptores de transplantes e a crescente incidência das doenças associadas ao HPV, medidas de prevenção e controle se fazem necessárias e englobam desde a formação de profissionais capacitados até a aplicação de metodologias de diagnóstico e profilaxia, de última geração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila F. Baez

Master student of Laboratory of Virological Diagnostic, Department of Microbiology and Parasitology, Biomedical Institute, Universidade Federal Fluminense – UFF.

João J. Cossatis

PhD of Microbiology, Faculdade de Odontologia, Unigranrio.

Larissa A. Afonso

PhD Student of Laboratory of Virological Diagnostic, Department of Microbiology and Parasitology, Biomedical Institute, UFF.

Rafael B. Varella

PhD of Laboratory of Virological Diagnostic, Department of Microbiology and Parasitology, Biomedical Institute, UFF.      

Silvia M.B. Cavalcanti

PhD of Laboratory of Virological Diagnostic, Department of Microbiology and Parasitology, Biomedical Institute, UFF.      

Downloads

Publicado

2012-06-09

Como Citar

1.
Baez CF, Cossatis JJ, Afonso LA, Varella RB, Cavalcanti SM. Infecções causadas por papilomavírus humanos e transplante renal: uma revisão. DST [Internet]. 9º de junho de 2012 [citado 4º de dezembro de 2024];24(2):104-8. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/1048

Edição

Seção

Artigo original