Diagnóstico diferencial das manifestações da sífilis e da Aids com líquen plano na boca

relato de caso

Autores

  • Andrea B. Moleri
  • Camila B. Lobo
  • Felipe R Santos
  • Ednaldo José da Silva
  • Cresus Vinícius D. Gouvêa
  • Luiz Carlos Moreira

Palavras-chave:

exame clínico, sífilis, líquen plano, boca, aids, DST

Resumo

A sífilis segue um curso semiológico em que aparece, desaparece e ressurge com variados sinais e sintomas, exigindo dos examinadores conhecimentos clínicos e laboratoriais que os conduzam ao seu diagnóstico. A disseminação do Treponema pallidum envolve praticamente todos os sistemas orgânicos, dificultando diagnósticos e justificando a histórica consagração de que a sífilis é uma grande simuladora de várias outras doenças. A mucosa bucal é importante área sinalizadora para o reconhecimento da doença através de exame clínico sistemático e detalhado. Infelizmente, a incidência e prevalência de sífilis no mundo não expressa sinais claros de pronunciada diminuição, sobretudo na América Latina e nos países ditos emergentes. O propósito do presente trabalho é relatar o caso de um paciente com manifestações clínicas de sífilis e aids (síndrome da imunodeficiência adquirida) na boca, que foram primariamente interpretadas como líquen plano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea B. Moleri

Professora Assistente de Diagnóstico Bucal I e II da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense – UFF; Coordenadora do Núcleo Integrado de Estomatologia da Universidade do Grande Rio; Mestre em Morfologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Camila B. Lobo

Aluna da Graduação em Odontologia da Universidade do Grande Rio; Monitora do Laboratório de Apoio ao Diagnóstico Oral – Unigranrio.3 Especialista em Estomatologia pela Universidade do Grande Rio; Especializando em Implantodontia Oral na Odontoclínica Central da Marinha.

Felipe R Santos

Especialista em Estomatologia pela Universidade do Grande Rio; Especializando em Implantodontia Oral na Odontoclínica Central da Marinha.

Ednaldo José da Silva

Professor do Curso de Especialização em Estomatologia da Universidade do Grande Rio.

Cresus Vinícius D. Gouvêa

Coordenador do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Odontologia da UFF.

Luiz Carlos Moreira

Professor Adjunto IV de Diagnóstico Bucal I e II e Câncer Bucal da Faculdade de Odontologia da UFF Mestre em Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS pelo Setor de DST da UFF.

Downloads

Publicado

2012-06-09

Como Citar

1.
Moleri AB, Lobo CB, Santos FR, Silva EJ da, Gouvêa CVD, Moreira LC. Diagnóstico diferencial das manifestações da sífilis e da Aids com líquen plano na boca: relato de caso. DST [Internet]. 9º de junho de 2012 [citado 19º de maio de 2024];24(2):113-7. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/1050

Edição

Seção

Artigo original