Perfil citopatológico de mulheres atendidas nas unidades básicas do Município de Uruguaiana, RS

Autores

  • Deise Jaqueline Ströher
  • Thais D.B. Aramburu
  • Marta Aurora S. Abad
  • Vinícius T. Nunes
  • Vanusa Manfredini

Palavras-chave:

câncer do colo de útero, Papanicolaou, papilomavírus humano, HPV, DST

Resumo

Introdução: o câncer do colo de útero tem sido apontado como o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres e sua relação com a infecção por papilomavírus humano (HPV) é bem estabelecida. objetivo: conhecer o perfil citopatológico de mulheres atendidas nas Unidades Básicas de Saúde do município de Uruguaiana, RS. Métodos: análise retrospectiva de corte transversal e descritivo dos laudos de exames citopatológicos de pacientes que realizaram a citopatologia ginecológica (Papanicolaou) e respectivos prontuários, emitidos entre os anos de 2003 e 2011. Foram selecionadas as variáveis referentes à idade e a alteração citopatológica e classificadas segundo Bethesda, 2001. resultados: da totalidade de laudos de exames citopatológicos analisados, 15,5% possuem alguma alteração celular e a que apresentou maior prevalência foi a atipia de células escamosas de significado indeterminado (ASC-US), com 50,28%, seguida das lesões intraepiteliais de baixo grau (LIEBG), com 35,45%. Em ambos os casos as mulheres com idade inferior a 25 anos foram as que apresentaram maior prevalência. Cerca de 13% das pacientes apresentaram infecção pelo HPV e a maior prevalência foi observada na faixa etária inferior a 25 anos (47,84%). Conclusão: a faixa etária de maior prevalência de lesões cervicais está em mulheres com idade inferior a 25 anos e muitas das alterações celulares estão associadas à infecção pelo HPV. Salienta-se, portanto, a necessidade de políticas de rastreamento de lesões cervicais em mulheres nesta faixa etária, evitando assim a progressão das lesões que evoluem ao câncer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Jaqueline Ströher

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PPGBIOQ) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana, RS.

Thais D.B. Aramburu

Enfermeira do Programa Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Uruguaiana, RS.

Marta Aurora S. Abad

Médica ginecologista da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Uruguaiana, RS.

Vinícius T. Nunes

Enfermeiro do Setor de DST-AIDS da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Uruguaiana, RS.

Vanusa Manfredini

Docente do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana, RS; Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (UNIPAMPA).

Downloads

Publicado

2012-08-05

Como Citar

1.
Ströher DJ, Aramburu TD, Abad MAS, Nunes VT, Manfredini V. Perfil citopatológico de mulheres atendidas nas unidades básicas do Município de Uruguaiana, RS. DST [Internet]. 5º de agosto de 2012 [citado 17º de maio de 2024];24(3):167-70. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/1054

Edição

Seção

Artigo original