Infecção pelo vírus da imunodeficiência humana possivelmente adquirida pela inalação traumática de cocaína

Autores

  • Walter Tavares Faculdade de Medicina de Teresópolis. Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda

Palavras-chave:

Sida, Vírus da imunodeficiência humana - transmissão, uso de drogas

Resumo

O autor descreve dois casos de pacientes, masculinos, heterossexuais, infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH), com manifestações da síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA), viciados no uso de cocaina por inalação, que referiam o emprego de canudos poluídos com sangue de outros usuários para a aspiração da droga. Ambos os pacientes relatavam que no processo de inalação da cocaina por vezes traumatizavam sua pró - pria mucosa nasal, com sangramento. Embora os dois pacientes referissem relações sexuais sem proteção com diferentes mulheres, o autor questiona a possibilidade da transmissão da infecção pelo VIH pela inalação traumática de cocaina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walter Tavares, Faculdade de Medicina de Teresópolis. Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda

Professor Titular de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina de Teresópolis e da Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda. Doutor em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

1999-07-28

Como Citar

1.
Tavares W. Infecção pelo vírus da imunodeficiência humana possivelmente adquirida pela inalação traumática de cocaína. DST [Internet]. 28º de julho de 1999 [citado 22º de novembro de 2024];11(2):34-6. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/1287

Edição

Seção

Relato de caso