“Madre Fronteriza”

Estudo conjunto de prevalência de sífilis,tricomoníase e HIV em gestantesda tríplice fronteira do Alto do Rio Solimões

Autores

  • Adele S. Benzaken FUAM
  • Enrique G. García Universidad de La Habana
  • Adelma de O. Rodrigues
  • Claudia Mora
  • Martín S. Sánchez
  • José Carlos G. Sardinha FUAM

Palavras-chave:

DST, ITS, gestantes, cooperação, fronteiras

Resumo

Introdução: a epidemiologia das DST, nas regiões de fronteira do interior da Amazônia é pouco estudada. Objetivo: Com o objetivo de se aprofundar no seu conhecimento e de estimular os países vizinhos a desenvolver intervenções comuns, realizou-se trabalho com recursos próprios dos municípios envolvidos. Método: um estudo de corte transversal (prevalência) em amostra representtiva das mulheres gestantes da intrincada região do Alto Solimões, que compreende oito municípios da tríplice fronteira que conformam Brasil, Colômbia e Peru no noroeste da Amazônia Internacional. De um tamanho amostral mínimo necessário de 338 mulheres, alcançou-se incorporar ao finalizar o período do estudo (3 de agosto – 4 de novembro de 2003) um total de 550. A todas aplicou-se um questionário e colheram-se amostras para estudo de tricomoníase vaginal, sífilis e HIV. Resultado: a taxa de prevalência encontrada para o conjunto das três DST investigadas foi de 7,4%, mais elevado no lado peruano que foi superior a 10%. A prevalência para tricomoníase vaginal, sífilis e infecção pelo HIV foi, respectivamente, de 6,3%, 0,92% e 0,2%, com ligeiras diferenças entre as distintas comunidades dos países integrantes do estudo. Conclusão: considera-se muito provável que as DST curáveis representem um importante problema de saúde e que medidas de controle comuns devem ser implementadas a fim de evitar uma rápida propagação da epidemia de HIV-aids, que se encontra, neste momento, numa fase precoce do seu desenvolvimento. Este trabalho evidenciou que é possível a colaboração entre países vizinhos no controle das DST.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adele S. Benzaken, FUAM

Médica, Ginecologista, Gerente do Setor de DST da FUAM

Enrique G. García, Universidad de La Habana

Prof. Dr. Departamento Medicina Interna e Saúde Pública Faculdade Medicina Calixto García, Universidad de La Habana, Cuba. Médico, Epidemiologista, Consultor da FUAM.

Adelma de O. Rodrigues

Bióloga, Coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de Tabatinga.

Claudia Mora

Psicóloga, Coordenadora do Programa de DST/Aids do Departamento de Saúde do Amazonas em Letícia – Colômbia.

Martín S. Sánchez

Médico de Caballo Cocha, Peru.

José Carlos G. Sardinha, FUAM

Médico, Dermatologista do Setor de DST da FUAM.

Downloads

Publicado

2023-03-14

Como Citar

1.
Benzaken AS, García EG, Rodrigues A de O, Mora C, Sánchez MS, Sardinha JCG. “Madre Fronteriza”: Estudo conjunto de prevalência de sífilis,tricomoníase e HIV em gestantesda tríplice fronteira do Alto do Rio Solimões. DST [Internet]. 14º de março de 2023 [citado 18º de maio de 2024];16(3):15-23. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/1346

Edição

Seção

Artigo original