Manifestações clínicas associadas ao herpesvirus humano tipo 6, incluindo aspectos da infecção na síndrome da imunodeficiência adquirida

Autores

  • Renata A.O. Vianna
  • Sabrina B. Pereira
  • Anna L.C. Rocha
  • Antonio C.M. Pereira
  • Solange A. Oliveira

Palavras-chave:

herpesvirus humano tipo 6, síndrome da imunodeficiência adquirida, exantema súbito

Resumo

O herpesvirus humano tipo 6 (HHV-6) foi isolado em 1986 de pacientes com doenças linfoproliferativas. Estudos posteriores demonstraram que o HHV- 6 é freqüentemcnte encontrado em seres humanos e que a infecção primária comumente ocorre nos primeiros anos de vida, algumas vezes causando uma doença benigna da infância denominada exantema súbito. Nesta revisão, as sindromes relacionadas ao HHV-6 e a infecção cm hospedeiros imunocompro- metidos. incluindo a síndrome da imunodeficiência adquirida, são descritas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata A.O. Vianna

Médica Residente em Pediatria. Hospital Universitário Getúlio Vargas da Faculda­de de Medicina da Universidade do Amazonas.

Sabrina B. Pereira

Graduanda em Medicina. Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicinada Universidade Federal Fluminense. 

Anna L.C. Rocha

Graduanda em Medicina. Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicinada Universidade Federal Fluminense. 

Antonio C.M. Pereira

Mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias. Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense.

Solange A. Oliveira

Doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias. Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2002-02-15

Como Citar

1.
Vianna RA, Pereira SB, Rocha AL, Pereira AC, Oliveira SA. Manifestações clínicas associadas ao herpesvirus humano tipo 6, incluindo aspectos da infecção na síndrome da imunodeficiência adquirida. DST [Internet]. 15º de fevereiro de 2002 [citado 21º de novembro de 2024];14(1):49-53. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/393

Edição

Seção

Artigo de revisão