A boca como órgão de práticas sexuais e alvo de DST/aids

Autores

  • Luiz Carlos Moreira Universidade Federal Fluminense
  • Flávio Merly Universidade do Grande Rio
  • Andréa B. Moleri
  • Mauro R.L Passos
  • Vandira M.S. Pinheiro

Palavras-chave:

DST, Aids, sexo oral, HIV

Resumo

Este artigo é o resultado da pesquisa e laboratorial realizada pelos autores envolvendo o exame sistemático da boca dos pacientes atendidos no Setorde DST da Universidade Federal Fluminense e de extensa revisão bibliográfica sobre o tema: Uma boca como órgão prático e alvo de DST / Aids .O resultado deste trabalho comprova a importância que reveste esta investigação e a necessidade de integração de esforços de médicos edentistas no reconhecimento das doenças da boca e seus diagnósticos diferenciais. Ilustrando o artigo, são imagens com aspectos clínicos, histológicos e radiográficos que combinados parte da documentaçao das manifestações bucais de DST / Aids dos casos examinados e estudados pelos autores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Moreira, Universidade Federal Fluminense

Professor de Diagnóstico Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense; Mestre em Doenças Sexualmente Transmissíveis do Setor deDoenças Sexualmente Transmissíveis da Universidade Federal Fluminense.

Flávio Merly, Universidade do Grande Rio

Professor Adjunto de Patologia Bucal e Semiologia da Escola de Odontologia da Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy; Mestre em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais - Área de concentração Estomatologia.

Andréa B. Moleri

Professora Adjunta de Patologia Bucal e Semiologia da Escola de Odontologia da Universidade do Grande Rio - Professor José de Souza Herdy; Mestre em Morfologia do Centro Biomédico- Instituto de Biologia da Universidade do Estado do Riode Janeiro.

Mauro R.L Passos

Professor Adjunto Doutor Chefe do Setor de DST (MIP/CMB/CCM) - UFF.

Vandira M.S. Pinheiro

Professora colaboradoa PPG em DST - Setor de DST, Mestre em Educação-UFRJ, Especialista em Saúde Pública - UFF.

Downloads

Publicado

2002-03-15

Como Citar

1.
Moreira LC, Merly F, Moleri AB, Passos MR, Pinheiro VM. A boca como órgão de práticas sexuais e alvo de DST/aids. DST [Internet]. 15º de março de 2002 [citado 23º de novembro de 2024];14(2):37-53. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/402

Edição

Seção

Artigo original