Fatores associados às alterações da colpocitologia oncológica, à inspeção visual com ácido acético e à detecção de DNA-HPV de alto risco oncológico em Mulheres de uma unidade básica de saúde em Campinas

Autores

  • Renata C. Gontijo
  • Sophie FM Derchain
  • Rodrigo T. Ortiz
  • Renata Guarisi
  • Luiz Otávio Z. Sarian
  • Joana F. Bragança
  • Luiz Carlos Zeferino

Palavras-chave:

lesões cervicais, testes de rastreamento, fatores sócio-demográficos e reprodutivos

Resumo

Objetivo: Avaliar fatores associados às alterações da colpocitologia oncológica (CO), à inspeção visual com ácido acético (IVA) e à detecção de DNA-HPV em mulheres de uma unidade de saúde de Campinas. Sujeitos e métodos: Corte tranversal com 733 mulheres, numa única unidade de saúde. Foi coletado CO em todas as mulheres; a IVA foi realizada em 676 mulheres, e em 218 foi coletada captura híbrida II (CH II) para detecção do DNA-HPV. Para avaliar a relação entre os fatores reprodutivos e .sócio-demográficos com os achados dos exames, foram calculados os odds ratio (IC 95%). Resultados: O resultado da CO foi normal em 92,2% e insatisfatório em 1,4% das mulheres. Em 47 (6,4%) foram encontradas atipias celulares: 30 atipias de células escamosas de origem indeterminada, 13 alterações escamosas de baixo grau, 3 alterações escamosas de alto grau e uma atipia de células glandulares. Viver sem parceiro e ter 5 parceiros ou mais estiveram associados à CO alterada. A IVA sugeriu neoplasia intra-epitelial em 16 mulheres. O resultado da CH foi positivo para vírus de alto risco oncogênico em 20,6% das mulheres. O único fator associado à positividade da CH foi o tabagismo. Observamos baixa concordância entre os diferentes exames. Conclusão: A positividade da CH II foi maior que da CO. que foi maior que a da IVA, nesta população. O tabagismo esteve correlacionado com a detecção do DNA-HPV; viver sem o companheiro e ler 5 parceiros ou mais estiveram associados com CO anormal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata C. Gontijo

Médico(a) Tocoginecologista, Pós -Graduando(a) do Departamento de Tocoginecologia - UNICAMP.

Sophie FM Derchain

Professor(a) Doutor(a) do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Medicas.

Rodrigo T. Ortiz

Graduando com bolsa de Iniciação Científica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP.

Renata Guarisi

Médico(a) Tocoginecologista, Pós -Graduando(a) do Departamento de Tocoginecologia - UNICAMP.

Luiz Otávio Z. Sarian

Médico(a) Tocoginecologista, Pós -Graduando(a) do Departamento de Tocoginecologia - UNICAMP.

Joana F. Bragança

Médico(a) Tocoginecologista, Pós -Graduando(a) do Departamento de Tocoginecologia - UNICAMP.

Luiz Carlos Zeferino

Professor(a) Doutor(a) do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Medicas Médico(a) Tocoginecologista, Pós-Graduando(a) do Departamento de Tocoginecologia - UNICAMP.

Downloads

Publicado

2002-06-24

Como Citar

1.
Gontijo RC, Derchain SF, Ortiz RT, Guarisi R, Sarian LOZ, Bragança JF, et al. Fatores associados às alterações da colpocitologia oncológica, à inspeção visual com ácido acético e à detecção de DNA-HPV de alto risco oncológico em Mulheres de uma unidade básica de saúde em Campinas. DST [Internet]. 24º de junho de 2002 [citado 21º de novembro de 2024];14(4):4-8. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/421

Edição

Seção

Artigo original