Manifestações clínicas associadas ao parvovírus humano B19, incluindo a anemia persistente na AIDS e em outras formas de imunodepressão

Autores

  • Sérgio Setúbal
  • Solange A. Oliveira
  • Flávia De Angelis
  • Ana Cristina Seródio
  • Jussara P. Nascimento

Palavras-chave:

síndrome de imunodeficiência adquirida, parvovírus humano B19, hidropisia fetal, anemia falciforme, eritema infeccioso

Resumo

A descoberta acidental do parvovírus humano B19 em 1974 levou ao esclarecimento da etiologia de algumas síndromes clínicas já desde há muito conhecidas, e hoje comprovadamente associadas à infecção por este vírus. Com base na revisão da literatura, são descritas estas síndromes, bem como os eventos que permitiram associá-las ao parvovírus B19, na ordem aproximada em que ocorreram. A literatura brasileira foi também revista. O texto aborda também a infecção por parvovírus B19 no contexto da Aids e de outras formas de imunodepressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Setúbal

Mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da UFF.

Solange A. Oliveira

Doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da UFF.

Flávia De Angelis

Mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da UFF.

Ana Cristina Seródio

Graduanda em Medicina, Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da UFF.

Jussara P. Nascimento

Doutora em Ciências (Microbiologia), Departamento do Desenvolvimento Tecnológico, BioManguinhos, FIOCRUZ, Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2001-09-30

Como Citar

1.
Setúbal S, Oliveira SA, Angelis FD, Seródio AC, Nascimento JP. Manifestações clínicas associadas ao parvovírus humano B19, incluindo a anemia persistente na AIDS e em outras formas de imunodepressão. DST [Internet]. 30º de setembro de 2001 [citado 10º de maio de 2024];13(4):55-60. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/456

Edição

Seção

Artigo original