Neisseria gonorrhoeae produtoras de betalactamase resistentes a azitromicina em Manaus, Amazonas, Brasil

Autores

  • William A. Ferreira
  • Cristina M. Ferreira
  • Antonio P.M. Schettini
  • José Carlos G. Sardinha
  • Adele S. Benzaken
  • Mirna A. Garcia
  • Enrique G. Garcia
  • Luiz A. Oliveira

Palavras-chave:

suscetibilidade, antibióticos, e-teste, azitromicina, betalactamase, Neisseria gonorrhoeae

Resumo

Introdução: O monitoramento da suscetibilidade da N. gonorrhoeae, atividade essencial para se assegurar a eficácia dos protocolos terapêuticospropostos. Com este propósito, decidiu-se realizar este estudo para se avaliar o comportamento de isolados de N. gonorrhoeaeprodutora de betalacta-mase frente a três dos antibióticos mais indicados para o tratamento de uretrites e cervicites gonocócica em nossa região. Objetivos:determinar, asuscetibilidade in vitrode cepas de N. gonorrhoaeaprodutoras de betalactamase aos antibióticos azitromicina, ceftriaxona e ciprofloxacina.Métodos:utilizou-se o método episolométrico (e-teste) para se determinar a suscetibilidade de 41 isolados N. gonorrhoeaeprodutora de betalacta-mase aos antibióticos azitromicina, ceftriaxona e ciprofloxacina em amostras de secreção cervical e uretral obtidas de pacientes que compareceram aosetor de DST da Fundação Alfredo da Matta (FUAM) no período de julho a dezembro de 2002. Resultados:verificou-se que 21,9% das cepas foramresistentes à azitromicina e 29,6% apresentaram sensibilidade reduzida a este mesmo antibiótico. Os resultados dos testes com a ciprofloxacinamostraram sensibilidade reduzida para 9,7% das amostras analisadas, enquanto para ceftriaxona, a sensibilidade das cepas foi de 95,1% com duascepas apresentando valores de CIM superiores a 0,25μg/ml, atualmente considerada como concentração máxima de sensibilidade para este antibióti-co. Conclusão:este estudo demonstra pela primeira vez a existência de cepas de N. gonorrhoeaeresistentes a azitromicina na clientela da FUAM,evidenciando também gonococos com sensibilidade reduzida à ciprofloxacina e valores de CIM superiores aos padronizados como de sensibilidadepara a ceftriaxona. Esses dados são preocupantes, tendo em vista a possibilidade da ocorrência futura de falhas terapêuticas quando esses antibióticosforem indicados para o tratamento, tornando-se evidente a necessidade da manutenção de programas de avaliação periódica da suscetibilidade às drogas que são recomendadas no tratamento sindrômico de uretrites ou cervicites.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William A. Ferreira

Bioquímico da Fundação Alfredo da Matta e Mestre em Patologia Tropical.

Cristina M. Ferreira

Bioquímica da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas e Mestre em Patologia Tropical.

Antonio P.M. Schettini

Médico, Dermatologista da Fundação Alfredo da Matta e Mestre em Patologia Tropical.

José Carlos G. Sardinha

Médico, Dermatologista da Fundação Alfredo da Matta.

Adele S. Benzaken

Médica, Ginecologista, Gerente do setor de DST da Fundação Alfredo da Matta.

Mirna A. Garcia

Farmacêutica Bioquímica da Fundação Alfredo da Matta especialista em citologia oncótica.

Enrique G. Garcia

Médico, Epidemiologista, Prof. Doutor do Dep. de Medicina Interna e Saúde Pública da Faculdade de Medicina, Universidad Havana, Cuba.

Luiz A. Oliveira

Engenheiro agrônomo, Pesquisador do INPA, PhD.

Downloads

Publicado

2004-02-29

Como Citar

1.
Ferreira WA, Ferreira CM, Schettini AP, Sardinha JCG, Benzaken AS, Garcia MA, et al. Neisseria gonorrhoeae produtoras de betalactamase resistentes a azitromicina em Manaus, Amazonas, Brasil. DST [Internet]. 29º de fevereiro de 2004 [citado 23º de novembro de 2024];16(2):28-32. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/510

Edição

Seção

Artigo original