A magnitude da infecção pelo HIV-Aids em maiores de 50 anos no Município de Fortaleza-CE

Autores

  • Aline R. Feitoza
  • Adriano R. Souza
  • Maria Fátima M. Araújo

Palavras-chave:

aids, epidemiologia, idoso

Resumo

Introdução: atualmente, têm-se percebido mudanças no curso da epidemia da aids, e uma delas é o aumento do número de casos na faixa etária de 50 a 70 anos, o que vem demonstrar a exclusão deste grupo nos projetos e programas de educação e prevenção do HIV-aids. Objetivo: caracterizar amagnitude da aids em maiores de 50 anos no município de Fortaleza-CE. Métodos: trata-se de um estudo epidemiológico, onde foram determinadastaxas como incidência, prevalência, letalidade e anos potenciais de vida perdidos, através de dados colhidos no Sistema de Informação e Agravos Notificáveis (SINAN) referentes ao período de 1991 a 2001. Resultado: analisando-se a magnitude da aids, percebeu-se que a doença nessa população específica apresenta grande relevância epidemiológica, não pelos números absolutos, mas pelas taxas de incidência (7,65 casos p/100.000), pre-valência (224,9 p/100.000 hab. no sexo masculino), letalidade (43,9%) e anos potenciais de vida perdidos (em até 15 anos). Conclusão: este estudorevelou a magnitude da epidemia, fortalecendo o conhecimento produzido como significativo para a compreensão da aids como problema de Saúde Pública, que inclui pessoas com idade superior a 50 anos, portanto abrindo novas perspectivas no campo dessa epidemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline R. Feitoza

Mestre em Enfermagem em Saúde Comunitária Enfermeira, técnica da Coordenação Municipal de DST/Aids de Fortaleza-CE e Professora Substituta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará.

Adriano R. Souza

Especialista em Vigilância Epidemiológica Enfermeiro do Centro de Apoio Psicossocial do município de Fortaleza-CE.

Maria Fátima M. Araújo

Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará.      

Downloads

Publicado

2004-04-27

Como Citar

1.
Feitoza AR, Souza AR, Araújo MFM. A magnitude da infecção pelo HIV-Aids em maiores de 50 anos no Município de Fortaleza-CE. DST [Internet]. 27º de abril de 2004 [citado 24º de novembro de 2024];16(4):32-7. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/536

Edição

Seção

Artigo original