Pesquisa em aids

dificuldades de adesão pelos indivíduos soronegativos

Autores

  • Fernanda P. Santos
  • Alcyone A. Machado

Palavras-chave:

HIV/AIDS, soronegativos, prevenção

Resumo

O momento da comunicação do diagnostico sorológico para a infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) aparece como uma forma de "sentença de mone" podendo desencadear depressão medo de uma doença crônica debilitação física e mental e o terror de sofrer uma mone prematura. Objetivando analisar as causas de nilo adesão e as dificuldades dos panicipantes de um estudo sobre as alterações psicológicas e de qualidade de vida. este trabalho foi realizado no Centro de Testagem e Aconselhamento da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto SP através da aplicação do questionário WHOQOL- 100 no momento do primeiro exame sorológico e 6 meses após o diagnóstico de presença ou não de anticorpos contra o HIV. O instrumento é composto de 100 questões em uma escala de respostas do tipo Liken. definidas por seis domínios e 24 facetas. Um número significativo de indivíduos soronegativos (39/90-43.3%) não compareceu, embora tenham sidocontatados. Vinte e cinco confirmaram verbalmente a não disposição em colaborar com a pesquisa destes, 8 foram remarcados para outra data e não compareceram. Seis dos sujeitos (6.6%) não compareceram por dificuldade de trasnporte e 8 (8.8%) não foram localizados. Concluímos que: programas de controle e prevenção deveriam levarem consideração as panicularidades da população a ser atingida, em especial estigmas e preconceitos; profissionais da saúde deveriam ser preparados para uma melhor interação com a população alvo: equipes direcionadas para a prevenção do HIV/Aids deveriam ser multidisciplinares e comprometidas em estimularem a mudança de componamento; cliemes deveriam ser lembrados das responsabilidades frenle à sua saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda P. Santos

Mestranda pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirlo Prelo da Universidade de São Paulo/ Bolsista Fundação Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo.

Alcyone A. Machado

Professora Dr junto ao Depanamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Trabalho realizado no Centro de Testagem e Aconselhamento do Município de Ribeirão Preto. São Paulo. Bolsa de mestrado cedida pela FAPESP.

Downloads

Publicado

2001-09-30

Como Citar

1.
Santos FP, Machado AA. Pesquisa em aids: dificuldades de adesão pelos indivíduos soronegativos. DST [Internet]. 30º de setembro de 2001 [citado 24º de novembro de 2024];13(5):43-5. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/550

Edição

Seção

Artigo original