Sistema DNS-Citoliq (DCS)

um novo sistema para citologia em baselíquida– aspectos técnicos

Autores

  • Adhemar Longatto Filho
  • Gislene Namiyama
  • Adauto Castelo Filho
  • Maria Regina Viann
  • Gerson B. das Dôres
  • Eliane Taromaru

Palavras-chave:

citologia, citologia líquida, qualidade da amostra

Resumo

Introdução: DCS é um novo sistema de citologia em base líquida para células coletadas no UCM. Objetivo: avaliar aspectos técnicos do DCS, comdiferentes protocolos, em um primeiro experimento com 144 amostras. Em segundo experimento, com 50 amostras, estudar os achados com 30 segundos de vórtex. Métodos: colheu-se material para o preparado convencional com espátula de Ayre e escova endocervical. Usou-se a mesmaescova, com células endocervicais residuais, para escovar a ectocérvice, acondicionando-a em tubo com UCM. De cada amostra obteve-se quatrolâminas, com tempo de vórtex de 5, 10, 15 e 20 segundos, protocolos 1 a 4. Utilizaram-se os seguintes critérios citológicos para definir a qualidade daamostra: distribuição celular (áreas vazias e amassamento), artefatos de fixação, celularidade e presença de células da ZT. Resultado: no primeiroexperimento observaram-se diferenças significativas apenas entre os protocolos 1 e 4. Comparados aos esfregaços convencionais, os preparados DCS mostraram menos áreas vazias nas lâminas 1 e 4 (p = 0,024 e p = 0,003). Nenhum artefato de fixação e alta representação da ZT foi encontrado nosprotocolos 3 e 4. No experimento 2, embora sem significância estatística, observou-se maior celularidade da ZT. Não se verificou qualquer efeitoadverso na coloração de Papanicolaou, citomorfologia ou propriedades de fixação. Conclusão: os resultados com 20 ou 30 segundos de vórtex proporcionam citomorfologia bem preservada, alta representação de células endocervicais e melhor distribuição celular, sugerindo expectativa favorável quanto à performancedesse sistema para fins diagnósticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adhemar Longatto Filho

Pesquisador Científico do Instituto Adolfo Lutz, São Paulo, Brasil. Postdoctoral fel-lowship Universidade do Minho, Escola de Ciências da Saúde, Braga, Portugal.

Gislene Namiyama

Pesquisador Científico do Instituto Adolfo Lutz, São Paulo, Brasil.

Adauto Castelo Filho

Professor Adjunto de Doenças Infecciosas da Escola de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Maria Regina Viann

Diretora, CICAP, Laboratório de Patologia Cirúrgica, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, São Paulo, Brasil.

Gerson B. das Dôres

Diretor Científico Digene Brasil, São Paulo, Brasil. 

Eliane Taromaru

Responsável Técnica da Digene Brasil, São Paulo, Brasil. 

Downloads

Publicado

2005-03-04

Como Citar

1.
Longatto Filho A, Namiyama G, Castelo Filho A, Viann MR, Dôres GB das, Taromaru E. Sistema DNS-Citoliq (DCS): um novo sistema para citologia em baselíquida– aspectos técnicos. DST [Internet]. 4º de março de 2005 [citado 1º de setembro de 2024];17(1):56-61. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/556

Edição

Seção

Artigo original