Assistência“prestada ao ser” masculino portado do HPV

contribuições de enfermagem

Autores

  • Marcos A.M. Arcoverde
  • Marilene L. Wall

Palavras-chave:

papilomavírus humano, homem, enfermagem

Resumo

Introdução: atualmente a infecção pelo HPV é considerada uma das DST mais frequentes em todo o mundo. No entanto, ela é desprezada na pre-venção entre os homens. A proposta deste trabalho foi promover um estudo sobre a infecção do HPV direcionado à população masculina. Objetivo:conhecer a assistência prestada, o “ser” masculino portador do HPV e sua relação com essa doença, o diagnóstico, o tratamento, a prevenção e a qualidade de vida. Métodos: trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo referencial de análise baseia-se na “análise das relações”. Resultados: a discussão dos resultados trouxe à tona a inadequação da assistência à saúde dos homens, e alguns de seus sentimentos frente à infecção pelo HPV. Conclusão: entre as considerações, salienta-se a necessidade de reestruturação das estratégias de saúde, direcionando-as à assistência à saúde do homem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos A.M. Arcoverde

Enfermeiro pela Universidade Federal do Paraná. Membro da Coordenação deDST/Aids do Município de Pinhais-PR. Membro do Grupo de Estudos Família, Saúde e Desenvolvimento.

Marilene L. Wall

Mestre em Assistência de Enfermagem pela UFSC Professora do Departamento de Enfermagem da UFPR.

Downloads

Publicado

2005-07-10

Como Citar

1.
Arcoverde MA, Wall ML. Assistência“prestada ao ser” masculino portado do HPV: contribuições de enfermagem. DST [Internet]. 10º de julho de 2005 [citado 22º de novembro de 2024];17(2):133-7. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/571

Edição

Seção

Artigo original