Aspectos éticos da interação enfermeiro puérpura com HIV/Aids

Autores

  • Léa Maria M. Barroso
  • Carolina Maria L. Carvalho
  • Marli T.G. Galvão
  • Neiva F.C. Vieira
  • Maria Graziela T. Barroso

Palavras-chave:

HIV, síndrome de imunodeficiência adquirida, ética, puerpério

Resumo

Introdução: A aids é uma doença que trouxe consigo dilemas éticos, por suas características epidemiológicas, clínicas e sociais, necessitando desen-volver interação profissional pautada na ética. Objetivo:descrever uma interação entre enfermeiro-puérpera com HIV sob a perspectiva ética eprofissional. Métodos: estudo descritivo, exploratório e qualitativo, desenvolvido em uma maternidade pública de Fortaleza-CE, em novembro de2004. A coleta de dados foi realizada por meio de observação participante e diário de campo. Utilizou-se um roteiro que permitia observar os critériosde avaliação da assistência prestada às puérperas com HIV. Resultados: Segundo percebido, o enfermeiro deixa transparecer que a sobrecarga de trabalho dificulta a garantia da qualidade da assistência. Identificou-se ausência de informações adequadas e não-cumprimento do respeito ao naturalpudor à privacidade e à intimidade do cliente. Conclusão: é necessário conhecer o código de ética e aplicá-lo com vistas ao fortalecimento dos princípios éticos. As instituições de saúde precisam se adequar, e exigir o cumprimento da ética profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Léa Maria M. Barroso

Trabalho desenvolvido na disciplina Métodos Qualitativos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará – UFC.

Carolina Maria L. Carvalho

Trabalho desenvolvido na disciplina Métodos Qualitativos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará – UFC.

Marli T.G. Galvão

Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem do Departamento de Enfermagem da UFC. Integrante do Grupo de Pesquisa Auto-Ajuda para o Cuidado -CNPq. Bolsista da CAPES.

Neiva F.C. Vieira

Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem do Departamento de Enfermagem da UFC. Integrante do Grupo de Pesquisa Auto-Ajuda para o Cuidado - CNPq. Bolsista da CAPES.

Maria Graziela T. Barroso

Professora Doutora do Departamento de Enfermagem e do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem da UFC. 

Downloads

Publicado

2005-10-14

Como Citar

1.
Barroso LMM, Carvalho CML, Galvão MT, Vieira NF, Barroso MGT. Aspectos éticos da interação enfermeiro puérpura com HIV/Aids. DST [Internet]. 14º de outubro de 2005 [citado 17º de maio de 2024];17(3):197-200. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/582

Edição

Seção

Artigo original