Ensino à distância

uma proposta de ampliação do estudo em bioética

Autores

  • Fernanda T. Carvalho
  • Marisa C. Muller
  • Mauro C. Ramos

Palavras-chave:

bioética, ensino a distância, ética biomédica

Resumo

O ensino a distância (EAD) vem-se mostrando como uma alternativa interessante de aprendizagem. Novas tecnologias permitem o ensino via internetcom alto grau de interatividade entre professores e alunos e bom aproveitamento dos cursos. Considerando a necessidade de ampliação do estudo emBioética, a modalidade EAD pode se transformar em uma ferramenta útil para atingir um número expressivo de profissionais da saúde. Esse artigo,desta forma, tem como objetivo apresentar um curso a distância de fundamentos de Bioética. Dirigido a estudantes, profissionais e pesquisadores dasáreas da saúde, trata-se de um curso de acesso gratuito, de execução relativamente rápida, destinado à sensibilização ao estudo da Bioética. Pretende-se que a realização deste curso introdutório seja pré-requisito para outros cursos em saúde. A principal vantagem será prover maior autonomia e auto-gerenciamento aos alunos. O EAD tem como característica o enfoque nas habilidades de leitura e escrita, gerando um impacto importante na forma-ção de recursos humanos e nas pesquisas nas áreas da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda T. Carvalho

Psicóloga, Especialista em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública/RS, Mestre e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Marisa C. Muller

Psicóloga, Professora da Faculdade de Psicologia e Ensino a Distância (EAD) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Mauro C. Ramos

Dermatologista, Diretor Executivo do Centro de Estudos de AIDS/DST do Rio Grande do Sul.      

Downloads

Publicado

2005-10-14

Como Citar

1.
Carvalho FT, Muller MC, Ramos MC. Ensino à distância: uma proposta de ampliação do estudo em bioética. DST [Internet]. 14º de outubro de 2005 [citado 16º de maio de 2024];17(3):211-4. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/585

Edição

Seção

Artigo original