Panorama mundial da epidemia pelo HIV/Aids

aspectossociais e lesões bucais

Autores

  • Cesar W. Noce
  • Arley Silva Júnior
  • Sonia M.S. Ferreira

Palavras-chave:

HIV, síndrome de imunodeficiência adquirida, manifestações bucais, mudança social

Resumo

Aids é uma infecção causada pelo HIV que se caracteriza por imunossupressão profunda, levando ao surgimento de diversas infecções oportunistas,dentre as quais manifestações orais como a candidíase oral. Além disso, no início da epidemia pelo HIV, os pacientes eram predominantemente homens, adultos, de diferentes classes sociais, contaminados por relação sexual homossexual ou uso de drogas injetáveis. Todavia, nestes últimos anos, o perfil social da infecção pelo HIV/aids vem mudando. Logo, este artigo propõe-se a realizar uma revisão de literatura sobre os aspectos sociais e aslesões orais associadas ao HIV no mundo, ressaltando o importante papel do cirurgião-dentista em um adequado atendimento multidisciplinar ao paciente HIV positivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cesar W. Noce

Especialista em Estomatologia (Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ); mestrando em Patologia (Universidade Federal Fluminense-UFF).

Arley Silva Júnior

Especialista em Patologia Oral (UFRJ); mestre em Patologia Buco-Dental (UFF); doutor em Ciências Diagnósticas (Universidade de Maryland, Baltimore), odontólogo do Departamento de Estomatogia da UFRJ e professor de Estomatologia da Universidade Gama Filho.

Sonia M.S. Ferreira

Especialista em Estomatologia (UFRJ); mestre em Advanced General Dentistry (Universidade de Maryland, Baltimore); doutora em Clínica Médica (UFRJ).

Downloads

Publicado

2005-12-19

Como Citar

1.
Noce CW, Silva Júnior A, Ferreira SM. Panorama mundial da epidemia pelo HIV/Aids: aspectossociais e lesões bucais. DST [Internet]. 19º de dezembro de 2005 [citado 17º de maio de 2024];17(4):301-5. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/596

Edição

Seção

Artigo original