Artrite gonocócica em mulher jovem

relato de caso

Autores

  • Antônio Chambô Filho
  • Priscila C. Rabelo

Palavras-chave:

artrite gonocócica, endocervicite, tratamento

Resumo

A artrite é uma complicação sistêmica da doença gonocócica. Tem sua importância por representar cerca de 50% das artrites infecciosas em adultos jovens e ser altamente destrutiva. O objetivo deste trabalho é apresentar o quadro clínico, o diagnóstico e o tratamento de um caso de artrite gonocócica acompanhada no serviço de ginecologia da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Espírito Santo. Relata-se o caso de uma paciente de 20 anos,com vida sexual ativa, de classe sócio-econômica baixa, que foi atendida nesse serviço com quadro clínico de artrite no joelho direito e restrição fun-cional. Foi internada, submetida a exame clínico completo e a exames complementares, com achados fortemente sugestivos de artrite gonocócica. Aterapêutica empírica com antibiótico contra a Neisseria gonorrhoeae foi iniciada enquanto se aguardava a cultura do líquido sinovial e da endocérvice. Obteve-se ótima resposta em 48 horas, o que complementou o diagnóstico de artrite gonocócica, somado à cultura positiva da endocérvice.Observou-se a importância de se suspeitar deste diagnóstico em paciente jovem e sexualmente ativa, de investigar nos focos primários, como a endocérvice, e tratar precocemente, como preconizado pelo Ministério da Saúde, para quebrar a cadeia de transmissão dessa DST e evitar seqüelas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Chambô Filho

Ph.D. Gineco-Obstetra, chefe da residência médica em Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (SCMV).

Priscila C. Rabelo

Médica-residente em Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (SCMV).

Downloads

Publicado

2005-12-19

Como Citar

1.
Chambô Filho A, Rabelo PC. Artrite gonocócica em mulher jovem: relato de caso. DST [Internet]. 19º de dezembro de 2005 [citado 4º de dezembro de 2024];17(4):311-3. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/598

Edição

Seção

Artigo original