Papilomavírus humano e neoplasia cervical

a produção científica dos países da América Latina e Caribe nos últimos 11 anos

Autores

  • Mónica Cecilia TU Guanilo
  • Roudom F Moura
  • Crizelide A Conceição
  • Lucia YI Nichiata

Palavras-chave:

neoplasias do colo uterino, Papilomavírus, infecções por papilomavírus

Resumo

Introdução: desde 1995 o papilomavírus tem sido associado ao desenvolvimento de neoplasia cervical. No mundo todo, aproximadamente 37 milmortes aconteceram devido a este agravo, sendo o vírus prevalente em 99,7% das mulheres. Colômbia, Argentina e Jamaica são os países da AméricaLatina e do Caribe com maior prevalência. Objetivo:descrever a produção científica, dos países da América Latina e do Caribe, que tratam da asso-ciação do papilomavírus e de neoplasia cervical no intuito de identificar as lacunas do conhecimento nesta produção. Métodos:fez-se uma revisãobibliográfica de 1995 a 2005, no banco de dados LILACS, utilizando os descritores Neoplasia do Colo Uterino, Papilomavírus e Infecções por Papi-lomavírus. Os resumos foram analisados e organizados segundo o ano e o idioma de publicação, o país de origem dos autores e o(s) objetivo(s) doestudo. Resultados:analisaram-se 22 resumos; a maior produção foi nos últimos 4 anos; Brasil, México, Cuba e Chile foram os países que maisindexaram artigos, respectivamente. O idioma inglês foi mais prevalente. Os estudos abordaram principalmente os aspectos epidemiológicos e clíni-cos da associação em estudo. Identificaram-se a necessidade de produção científica que faça uma análise da situação com enfoque de gênero, a vulne-rabilidade, a inserção social e as técnicas para a apropriação do conhecimento fornecido sobre a prevenção do papilomavírus e neoplasia cervical,para que a mulher possa exercer maior autonomia sobre sua saúde. Conclusão: a despeito da produção científica que tem subsidiado os ProgramasPreventivos de Neoplasia Cervical não se têm alcançado o impacto esperado. Mesmo com a produção de vacina contra o papilomavírus é necessárioque se desenvolvam novos estudos que busquem maior autonomia da mulher. Indica-se a necessidade de intensificar a produção científica no sentidode desenvolver teorias e métodos que esclareçam a relação entre a produção da doença nas mulheres e as formas concretas de intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mónica Cecilia TU Guanilo

Obstetriz. Aluna do Curso de Especialização em Saúde Coletiva com enfoque no Pro-grama Saúde da Família da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e aluna de Pós-Graduação junto ao Programa de Enfermagem da Escola de Enfermagemda USP, Área de Concentração de Enfermagem em Saúde Coletiva

Roudom F Moura

Enfermeiro. Aluno do Curso de Especialização em Saúde Coletiva com enfoque no Programa Saúde da Família da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Crizelide A Conceição

Enfermeira. Aluno do Curso de Especialização em Saúde Coletiva com enfoque noPrograma Saúde da Família da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Lucia YI Nichiata

Enfermeira. Professora Doutora do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2006-03-18

Como Citar

1.
Guanilo MCT, Moura RF, Conceição CA, Nichiata LY. Papilomavírus humano e neoplasia cervical: a produção científica dos países da América Latina e Caribe nos últimos 11 anos. DST [Internet]. 18º de março de 2006 [citado 18º de maio de 2024];18(1):56-61. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/613

Edição

Seção

Artigo original