Conhecimento sobre DST/aids, hepatites e conduta sexual de universitários de São José do Rio Preto, SP

Autores

  • Renata G Barbosa
  • Fátima CP Garcia
  • Antonio José Manzato
  • Raul A Martins

Palavras-chave:

DST, aids, hepatites, universitários

Resumo

Introdução: apesar de se conhecer, atualmente, a dimensão da epidemia da aids, há um relativo desconhecimento sobre a doença entre universitários. Objetivo:levantar o nível de informação sobre as DST/aids, hepatites B e C, assim como analisar a conduta sexual de jovens universitários de um município do interiordo estado de São Paulo e obter subsídios para nortear estratégias de prevenção em relação a essa população. Métodos: aplicação de questionário anônimo entrealunos de três Instituições Educacionais de Ensino Superior (IES) da cidade estudada, com metodologia baseada em um plano de amostragem probabilísticaestratificada e proporcional. Resultados: dos 888 questionários respondidos, 25 foram descartados em função de inconsistências no preenchimento; deste total,75,3% são do sexo feminino e 77,8% têm até 24 anos de idade; predomina, entre esses alunos, a orientação heterossexual e 81% deles declararam já ter iniciadosua vida sexual; as principais doenças sexualmente transmissíveis são lembradas por mais de 90% da amostra e as hepatites B e C foram mencionadas por 70a 89% dos pesquisados. Conclusão: encontrou-se um predomínio de mulheres na amostra de universitários pesquisada, sendo que a maioria desses estudantesapresentaram vida sexual ativa, demonstraram conhecimento adequado sobre os métodos contraceptivos, DST/aids, e fizeram referência ao uso do preservativocomo a melhor forma de prevenção de DST/aids. Esses alunos iniciaram sua vida sexual com cerca de 17 anos, para os homens, e 18 anos, para as mulheres;e, embora 70% destes jovens tenham relatado uso de preservativo na primeira relação sexual, este número cai para 46,1% na prática atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata G Barbosa

Psicóloga – Coordenadora dos Programas de Prevenção DST/AIDS de São Josédo Rio Preto, SP.

Fátima CP Garcia

Psicóloga Clínica.

Antonio José Manzato

Doutor em Ciências Biológicas – Professor de Estatística da Universidade Estadual Paulista – Campus de São José do Rio Preto. 

Raul A Martins

Livre-Docente em Psicologia da Educação – Professor de Psicologia da Educação na Universidade Estadual Paulista – Campus de São José do Rio Preto.

Downloads

Publicado

2006-12-01

Como Citar

1.
Barbosa RG, Garcia FC, Manzato AJ, Martins RA. Conhecimento sobre DST/aids, hepatites e conduta sexual de universitários de São José do Rio Preto, SP. DST [Internet]. 1º de dezembro de 2006 [citado 18º de maio de 2024];18(4):224-30. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/674

Edição

Seção

Artigo original