Papilomavírus humano em carcinomas de cabeça e pescoço

prevalência e relação clinicopatológica

Autores

  • Guilherme Petito
  • Sebastião Marcelino de Oliveira Júnior
  • Anamaria Donato de Castro Petito
  • Vera Aparecida Saddi

Palavras-chave:

Papillomaviridae, neoplasias de cabeça e pescoço, epidemiologia.

Resumo

Introdução: O papilomavírus humano (HPV) associado a outros fatores, como tabagismo e etilismo, aumenta os riscos de surgimento de carcinomas de cabeça e pescoço, sendo que a presença do genoma do HPV 16, considerado de alto poder cancerígeno, aumenta esse risco em até 50%. Objetivos: Avaliar a prevalência e relação clinicopatológica do HPV associado aos carcinomas de cabeça e pescoço. Método: Revisão sistemática da literatura, a partir de um levantamento bibliográfico nos bancos de dados LILACS e MEDLINE. Resultados: Foram revisados 13 estudos que, em conjunto, avaliaram 1.216 casos de carcinoma de cabeça e pescoço onde o HPV foi detectado, em média, em 36,45% dos casos. Nos 13 estudos, o HPV 16 foi o genótipo mais prevalente, presente em 22 a 100% dos casos positivos para o HPV. Maior prevalência de indivíduos do sexo masculino nos casos em que o genoma do HPV foi detectado. Foi descrito, em todos os estudos, uma menor média de idade nos casos HPV positivo. Associação inversa entre a presença do HPV e hábitos como tabagismo e etilismo tem sido relatada, sendo que o HPV parece ser mais prevalente nos tumores de pacientes não fumantes e não etilistas. Conclusão: Apesar de ter sido associado ao tabagismo e etilismo em alguns estudos, foi relatado melhor prognóstico e menor recorrência em carcinomas de cabeça e pescoço que apresentam o genoma do HPV, assim como maior prevalência e uma crescente incidência desses tumores em indivíduos mais jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Petito

Master of Genetics, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Professor at the Pharmacy Undergraduate Program – Ceres (GO), Brazil.

Sebastião Marcelino de Oliveira Júnior

Pharmacy Undergraduate Student, Faculdade FACER – Ceres (GO), Brazil.

Anamaria Donato de Castro Petito

Professor at the Nursing Undergraduate Course, Unievangélica – Ceres (GO), Brazil.

Vera Aparecida Saddi

Laboratory of Genetic Diversity, Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Laboratory of Oncogenetics and Radiobiology, Associação de Combate ao Câncer em Goiás – Ceres (GO), Brasil.

Publicado

2022-04-20

Como Citar

1.
Petito G, Oliveira Júnior SM de, Petito AD de C, Saddi VA. Papilomavírus humano em carcinomas de cabeça e pescoço: prevalência e relação clinicopatológica. DST [Internet]. 20º de abril de 2022 [citado 4º de dezembro de 2024];27(1-2):6-8. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/695

Edição

Seção

Artigo original