Associação entre HPV e câncer peniano

revisão da literatura

Autores

  • Newton Sergio de Carvalho
  • Ana Paula Kannenberg Universidade Federal do Paraná
  • Cristine Munaretto Universidade Federal do Paraná
  • Danila Yoshioka Universidade federal do Paraná
  • Maria Cecilia V Absy Universidade federal do Paraná
  • Miriam A Ferreira Universidade federal do Paraná
  • Renato Tambara Filho

Palavras-chave:

HPV, câncer de pênis, revisão

Resumo

Este artigo consiste em uma revisão do tema associação entre o papilomavírus humano (HPV) e o câncer peniano. Por meio de uma pesquisa funda-mentada em periódicos eletrônicos e livros de clínicas médica e cirúrgica, confirmou-se essa associação, principalmente em se tratando dos subtiposbasalóide e verrucoso de câncer peniano. Chan et al.1encontraram 15,0% de associação entre o HPV e o câncer peniano, enquanto no estudo feito porTornesello et al.2essa percentagem foi de 46,3%. Os principais tipos de HPV envolvidos no aparecimento da doença foram o 16 e o 18. Apesar des-sas conclusões, a carência de dados e o caráter recente do tema requerem novos estudos para esclarecimentos. A relação da presença do HPV com asobrevida do paciente ainda é tema que permanece em investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Newton Sergio de Carvalho

Professor Adjunto-Doutor do Departamento de Tocoginecologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR)/Setor de Infecções em GO eCoordenador da Disciplina de Doenças de Transmissão Sexual da UFPR.

Renato Tambara Filho

Professor Adjunto-Doutor do Departamento de Cirurgia do Hospital de Clinicas da Universidade Federal do Paraná – Disciplina de Urologia e Disciplina de Doenças deTransmissão Sexual da UFPR.

Downloads

Publicado

2007-07-04

Como Citar

1.
Carvalho NS de, Kannenberg AP, Munaretto C, Yoshioka D, Absy MCV, Ferreira MA, et al. Associação entre HPV e câncer peniano: revisão da literatura. DST [Internet]. 4º de julho de 2007 [citado 17º de julho de 2024];19(2):92-5. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/721

Edição

Seção

Artigo original