Estudo comparativo sobre a saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes com e sem aids

há diferença de conhecimento entre os dois grupos?

Autores

  • Júlia Valéria Ferreira Cordellini
  • Cristina de Oliveira Rodrigues
  • Lidia Natalia Dobrianskyj Weber
  • Tony Tannous Tahan
  • Beatriz Elizabeth Bagatin Veleda Bermudez
  • Clea Elisa Lopes Ribeiro
  • Andrea Maciel de Oliveira Rossoni

Palavras-chave:

síndrome da imunodeficiência adquirida, adolescente, saúde sexual, saúde reprodutiva, direitos sexuais e reprodutivos

Resumo

Introdução: A sociedade está enfrentando o desafio de lidar com a primeira geração de adolescentes HIV+, infectados por transmissão vertical. Isso cria a necessidade de melhorar a atenção ao autocuidado e o conhecimento sobre saúde sexual e reprodutiva. Questões como sexualidade, contracepção, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis (DST) são pouco debatidas entre profissionais, famílias e adolescentes, apesar de sua importância diante das descobertas afetivas e sexuais típicas dessa idade. Objetivo: Avaliar e comparar o conhecimento de adolescentes HIV+ e HIV- e as orientações recebidas sobre saúde sexual e reprodutiva, seus comportamentos sexuais, visando auxiliar na Atenção Integral à Saúde. Métodos: Estudo prospectivo, quali-quantitativo, observacional, analítico e transversal, realizado por um ano em hospital público de uma universidade de Curitiba, entrevistando 61 adolescentes HIV+ e 61 adolescentes HIV-, após seu atendimento ambulatorial. Foi elaborado questionário com perguntas objetivas de múltipla escolha e perguntas abertas, para estimular a livre narrativa sobre as temáticas. Foram pareados por idade, gênero e escolaridade. Para avaliar as diferenças em variáveis contínuas, foram utilizados os testes t de Student, para distribuição normal, e de Mann-Whitney, para distribuição assimétrica; para variáveis categóricas, os testes exato de Fisher e do χ2 de Pearson. A análise das respostas para as perguntas abertas baseou-se na categorização de equivalência semântica. Para os testes, foi considerado um nível mínimo de significância de 5%. A amostra foi estimada considerando as principais variáveis do estudo, sendo suficiente para as comparações um nível de significância inferior a 5%, com poder de teste mínimo 95%. Resultados: O estudo mostrou que ambos os grupos de adolescentes não têm conhecimento suficiente sobre saúde reprodutiva (p=0,01), iniciaram atividade sexual com cerca de 15 anos, relataram uso de preservativos, mas não o hábito de buscá-los. O grupo HIV+ expressou mais opiniões sobre os direitos sexuais e reprodutivos, recebeu menos orientações sobre contracepção de emergência (p<0,001), “ficou” e namorou menos que o grupo HIV-. Conclusão: O desconhecimento dos adolescentes sobre a saúde reprodutiva é maior do que sobre a saúde sexual e ambos os grupos disseram não ter o hábito de adquirir preservativos. O grupo HIV+ expressou mais opiniões sobre os direitos sexuais e reprodutivos, recebeu menos orientações sobre contracepção de emergência, “ficou” e namorou menos que o grupo HIV-. O conhecimento sobre direitos sexuais e sexualidade e as orientações fornecidas, para ambos os grupos de adolescentes, não pareceram ser suficientes para atitudes sexuais protetivas diante das DST.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Valéria Ferreira Cordellini

Head of the Surveillance Division of Communicable Diseases, State Department of Health of Paraná –Curitiba (PR), Brazil

Cristina de Oliveira Rodrigues

Professor of the Department of Pediatrics, UFPR; Professor of the post-graduation program on Child and Adolescent Health at the Health Sciences Sector, UFPR; Clinical Hospital, UFPR – Curitiba (PR), Brazil.

Lidia Natalia Dobrianskyj Weber

Department of Psychology, UFPR – Curitiba (PR), Brazil.

Tony Tannous Tahan

Coordinator of Pediatric Infectious Diseases Services of the Clinical Hospital, UFPR – Curitiba (PR), Brazil.

Beatriz Elizabeth Bagatin Veleda Bermudez

Doctor Responsible for the Adolescents Clinic, Clinical Hospital, UFPR – Curitiba (PR), Brazil.

Clea Elisa Lopes Ribeiro

Doctor Assistant at the Infectious Diseases Services, Clinical Hospital, UFPR – Curitiba (PR), Brazil.

Andrea Maciel de Oliveira Rossoni

Doctor at Pediatric Infectious Diseases Services, Clinical Hospital, UFPR – Curitiba (PR), Brazil.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

1.
Cordellini JVF, Rodrigues C de O, Weber LND, Tahan TT, Bermudez BEBV, Ribeiro CEL, et al. Estudo comparativo sobre a saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes com e sem aids: há diferença de conhecimento entre os dois grupos?. DST [Internet]. 20º de abril de 2022 [citado 27º de julho de 2024];27(3-4):104-5. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/734

Edição

Seção

Artigo original