Rastreamento da sífilis no pré-natal

oportunidades perdidas em uma maternidade pública na cidade do Recife, Brasil

Autores

  • Manoel Bastos Freire Júnior
  • Georges Kelbert de Albuquerque Freire
  • Humberto Rochimin Fernandes

Palavras-chave:

sífilis congênita, cuidado pré-natal, fatores de risco

Resumo

Introdução: De acordo com as normas do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento, do Ministério da Saúde, a gestante deve realizar dois exames laboratoriais para detecção da sífilis. Objetivo: Avaliar oportunidades perdidas no rastreamento de sífilis gestacional e identificar fatores associados à não realização do teste Venereal Disease Research Laboratory (VDRL) no pré-natal. Métodos: Estudo de corte transversal realizado em maternidade do Sistema Único de Saúde da cidade do Recife, no Nordeste do Brasil. Foram estudadas 460 mulheres admitidas por término da gravidez e/ou abortamento, entre setembro e outubro de 2013, que realizaram ao menos uma consulta de pré-natal. Foram realizadas entrevistas e consulta ao cartão de pré-natal e prontuários. As mulheres que não realizaram pelo menos um VDLR no pré-natal (categoria de referência) foram comparadas com aquelas que realizaram. Nas informações colhidas nos 408 cartões da gestante, foi utilizada a regressão logística para identificar fatores associados com a não realização do rastreio. Resultados: Uma parte correspondente a 17,90% das mulheres não realizou o VDRL. Na análise multivariada, apresentaram maior chance de não realizar o VDRL as mulheres que: enfrentaram dificuldades para realizar o exame; realizaram a última consulta antes do último trimestre da gravidez; passaram por menos de seis consultas; realizaram pré-natal em unidade que não realizava agendamento das consultas subsequentes; tinham 19 anos ou menos de idade; tinham três ou mais gravidezes. Conclusão: Os resultados mostram que, apesar da elevada cobertura da atenção pré-natal, persiste uma baixa efetividade das ações de prevenção da sífilis congênita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Bastos Freire Júnior

Professor at the Department of Epidemiology of the Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA) – Arcoverde (PE), Brazil.

Georges Kelbert de Albuquerque Freire

Professor at the Department of Infectious and Parasitic Diseases of the Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (EFSA) – Arcoverde (PE), Brazil.

Humberto Rochimin Fernandes

Professor of Epidemiology at the Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (EFSA) – Arcoverde (PE), Brazil.

Publicado

2016-11-06

Como Citar

1.
Freire Júnior MB, Freire GK de A, Fernandes HR. Rastreamento da sífilis no pré-natal: oportunidades perdidas em uma maternidade pública na cidade do Recife, Brasil. DST [Internet]. 6º de novembro de 2016 [citado 3º de julho de 2024];28(4):120-5. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/780

Edição

Seção

Artigo original