Triagem sorológica para sífilis, HIV e hepatites B e C entre parturientes atendidas no centro obstétrico de um hospital no Sul do Brasil, 2014–2016

Autores

  • Francielle Valle Batistão Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
  • Helena Caetano Gonçalves e Silva Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
  • Fabiana Schuelter Trevisol Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Palavras-chave:

gestantes, cuidado pré-natal, doenças sexualmente transmissíveis, sífilis, HIV, hepatite B, hepatite C

Resumo

Introdução: Com o pré-natal, morbidades e mortalidade materno-infantil podem ser evitadas. Objetivo: Estimar a soroprevalência de sífilis, vírus da imunodeficiência humana (HIV) e hepatites B e C entre parturientes submetidas a teste rápido no centro obstétrico de um hospital no Sul do Brasil de 2014 a 2016. Métodos: Estudo com delineamento transversal. Foram estudadas parturientes que não haviam realizado pré-natal ou realizado o pré-natal incompleto, com ênfase no terceiro trimestre, e que foram submetidas à realização de testes rápidos durante o trabalho de parto. O estudo é do tipo censo, incluindo todos os registros de testes rápidos entre 2014 e 2016, além da revisão do prontuário eletrônico. Resultados: Das 1.281 gestantes submetidas à triagem sorológica, 1.204 realizaram teste para HIV com dois casos reagentes (0,2%), 232 para hepatite B com três casos reagentes (1,3%), 243 para hepatite C com dois casos reagentes (0,8%) e 234 para sífilis com 18 casos reagentes (7,7%). Houve uma gestante que apresentou coinfecção entre sífilis e hepatite C. A média de idade foi de 26,3 (DP±6,7) anos, variando de 14 a 47 anos, e o tipo de parto de maior prevalência foi a cesariana, com 738 casos (57,6%). Conclusão: Com base nos dados do estudo, foi possível concluir que as infecções sexualmente transmissíveis estão presentes na população e que um pré-natal bem realizado pode evitar a transmissão vertical com o monitoramento adequado do neonato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francielle Valle Batistão, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Course of Medicine, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) – Tubarão (SC), Brazil.

Helena Caetano Gonçalves e Silva, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Course of Medicine, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) – Tubarão (SC), Brazil. Graduate program in Health Sciences of the UNISUL – Tubarão (SC), Brazil.

Fabiana Schuelter Trevisol, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Course of Medicine, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) – Tubarão (SC), Brazil. Graduate program in Health Sciences of the UNISUL – Tubarão (SC), Brazil. Clinical Research Center of Hospital Nossa Senhora da Conceição – Tubarão (SC), Brazil.

Downloads

Publicado

2017-03-05

Como Citar

1.
Batistão FV, Silva HCG e, Trevisol FS. Triagem sorológica para sífilis, HIV e hepatites B e C entre parturientes atendidas no centro obstétrico de um hospital no Sul do Brasil, 2014–2016. DST [Internet]. 5º de março de 2017 [citado 22º de dezembro de 2024];29(3):96-100. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/807

Edição

Seção

Artigo original