Sífilis em gestantes

implicações da comunicação do diagnóstico e estratégias de convocação do parceiro

Autores

  • Ana Fátima Braga Rocha
  • Maria Alix Leite Araújo
  • Valéria Lima de Barros
  • Ana Karinne Dantas de Oliveira

Palavras-chave:

sífilis, sífilis congênita, parceiros sexuais

Resumo

Introdução: O baixo percentual de parceiros sexuais de gestantes com sífilis tratados representa um dos principais entraves para o controle da sífilis congênita. Objetivo: Analisar a notificação do diagnóstico de sífilis ao parceiro sexual da gestante, suas implicações e as estratégias de convocação sugeridas. Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em Fortaleza, Ceará, de abril a outubro de 2014. Foram entrevistadas 14 mulheres notificadas com sífilis durante o pré-natal e nove parceiros sexuais. Utilizou-se da análise de conteúdo temática e a árvore de associação de ideias para análise e apresentação dos resultados. Resultados: As gestantes preferem comunicar o diagnóstico ao parceiro, mas referem necessitar de ajuda do profissional para esse momento. Entre os parceiros, não houve consenso acerca dessa estratégia, por gerar conflitos para o casal. Assim, indicaram outros meios de comunicação que consideram mais adequados. Constatou-se que não há um modelo ideal de convocação de parceiro sexual da gestante com sífilis. Conclusão: Com base no exposto pelos entrevistados, acredita-se que o melhor modelo é aquele que considera o contexto do relacionamento e as singularidades trazidas pela paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Fátima Braga Rocha

Undergraduate Course in Nursing, Faculdade Terra Nordeste – Caucaia (CE), Brazil.

Maria Alix Leite Araújo

Undergraduate Course in Nursing and Post-Graduation in Collective Health, Universidade de Fortaleza – Fortaleza (CE), Brazil.

Valéria Lima de Barros

Undergraduate Nursing Course, Universidade Federal do Piauí – Picos (PI), Brazil.

Ana Karinne Dantas de Oliveira

Universidade de Fortaleza – Fortaleza (CE), Brazil.

Downloads

Publicado

2019-09-16

Como Citar

1.
Rocha AFB, Araújo MAL, Barros VL de, Oliveira AKD de. Sífilis em gestantes: implicações da comunicação do diagnóstico e estratégias de convocação do parceiro. DST [Internet]. 16º de setembro de 2019 [citado 3º de julho de 2024];31(3):102-6. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/861

Edição

Seção

Artigo original