Impacto da vacina contra o HPV no mundo

resultados iniciais e desafios

Autores

  • Daniel Vitorino Ribeiro
  • Sérgio Murillo Steffens
  • Edison Natal Fedrizzi

Palavras-chave:

HPV, vacinação, lesões pré-cancerosas, câncer de colo uterino, cobertura vacinal

Resumo

Introdução: A infecção pelo papilomavírus humano (HPV) pode ser considerada uma epidemia no mundo e no Brasil. Essa infecção responde por virtualmente todos os casos de câncer de colo de útero, pela maioria dos tumores malignos anais, vaginais e orofaríngeos e por um grande número dos casos de câncer de pênis e vulva. A forma mais eficaz de prevenção dessa infecção é por meio da vacinação. Vários países, entre eles o Brasil, já introduziram essa vacina na rede pública e começaram a observar os resultados na vida real de diminuição das doenças HPV induzidas. Objetivo: Avaliar a eficácia da vacinação contra o HPV na prevenção de doenças induzidas pelo vírus em países que a adotaram há mais tempo, em um cenário diferente dos estudos clínicos. Métodos: Estudo de revisão bibliográfica em bases de dados de periódicos PubMed, LILACS, SciELO e Scopus, com publicações no período de 2000 a 2019. A pesquisa restringiu-se a artigos de língua inglesa e portuguesa e com estudos realizados em seres humanos. Foram selecionados dez trabalhos considerados relevantes. Além disso, foram escolhidos artigos adicionais pesquisados por busca livre. Após essa fase, as publicações selecionadas foram obtidas na íntegra para reavaliação da metodologia e dos resultados. Resultados: A vacina contra o HPV demonstrou sua eficácia na redução da incidência de infecção pelo HPV e/ou verrugas anogenitais e/ou lesões pré-cancerosas nos sete países analisados pelo estudo: Austrália, Brasil, Dinamarca, Estados Unidos da América, Nova Zelândia, República Tcheca e Suécia. O impacto foi maior em países que introduziram a vacina mais precocemente, como na Austrália, onde ela virtualmente eliminou a incidência de verrugas genitais em mulheres abaixo de 21 anos. Ainda que o Brasil tenha implementado a vacina há poucos anos, um estudo preliminar foi realizado no município de Campos dos Goytacazes (RJ), onde a vacina foi introduzida em 2010, demonstrando redução na incidência de verrugas genitais em 55% para mulheres abaixo de 21 anos de idade, no período entre 2007 e 2012. Conclusão: A vacina contra o HPV é muito eficaz na proteção contra a infecção e as doenças induzidas pelo HPV nos países em que foi implementada, com resultados melhores que os observados nos ensaios clínicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Vitorino Ribeiro

Department of Gynecology and Obstetrics, Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis (SC), Brazil.

Sérgio Murillo Steffens

Department of Gynecology and Obstetrics, Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis (SC), Brazil.

Edison Natal Fedrizzi

Department of Gynecology and Obstetrics, Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis (SC), Brazil. HPV Project Clinical Research Center – Florianópolis (SC), Brazil.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

1.
Ribeiro DV, Steffens SM, Fedrizzi EN. Impacto da vacina contra o HPV no mundo: resultados iniciais e desafios. DST [Internet]. 1º de dezembro de 2020 [citado 3º de julho de 2024];32. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/890

Edição

Seção

Artigo original