Análise de casos de Sífilis congênita na maternidade do Hospital da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos, RJ

Autores

  • Regina Célia SC Fernandes
  • Paulo GCC Fernandes
  • Talita Y Nakata

Palavras-chave:

sífilis congênita, gestantes, recém-nascido, DST

Resumo

Introdução: nos dias atuais, a sífilis congênita continua sendo um importante desafio no campo da saúde pública, apesar da facilidade para o seu diagnóstico e tratamento. Objetivo: avaliar a abordagem diagnóstica e o tratamento da sífilis materna e do recém-nascido na Maternidade do Hospital da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos, RJ. Métodos: revisão de prontuários e entrevistas com gestantes que atresentavam VDRL positivo no parto ou na curetagem e análise dos prontuários de seus recém-nascidos, no período de agosto de 2006 a abril de 2007. Resultados: houve uma prevalência de 1,18% (25/2.117) de gestantes com VDRL positivo. Só 8% (2/25) das gestantes com VDRL positivo tiveram o diagnóstico no primeiro
trimestre. Em apenas 28% (7/25) dos casos o tratamento materno foi correto, em 40% dos casos (10/25) sequer foi realizado. Apenas 12% (3/25) dos parceiros foram tratados. Em 80% (16/25) dos casos os recém-nascidos foram assintomáticos, mas se comprovaram alterações ósseas em 10% (2/25) e positividade do VDRL liquórico em 35% (7/25). Todos foram investigados e tratados corretamente. Conclusão: houve redução expressiva da positividade do VDRL entre as gestantes para o período de estudo quando comparada com os dados de 2001 e 2003. Ainda persiste o desafio da captação precoce das gestantes e do seu tratamento apropriado, bem como de seus parceiros, que são fundamentais para o controle deste agravo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Célia SC Fernandes

Médica Pediatra, Doutora em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Professora da Disciplina de Pediatria da Faculdade de Medicina de Campos.

Paulo GCC Fernandes

Aluna do sexto ano da Faculdade de Medicina de Campos. Bolsistas de Iniciação Científica da Faculdade de Medicina de Campos.

Talita Y Nakata

Aluna do sexto ano da Faculdade de Medicina de Campos. Bolsistas de Iniciação Científica da Faculdade de Medicina de Campos.

Downloads

Publicado

2007-12-05

Como Citar

1.
Fernandes RCS, Fernandes PG, Nakata TY. Análise de casos de Sífilis congênita na maternidade do Hospital da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos, RJ. DST [Internet]. 5º de dezembro de 2007 [citado 16º de julho de 2024];19(3-4):157-61. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/906

Edição

Seção

Artigo original