Coinfecção HIV/Tuberculose (mal de pott)

um estudo de caso

Autores

  • Karla Carolina S. Ribeiro
  • Katyara Mylena S.R. Lima
  • Aleyde D. Loureiro

Palavras-chave:

aids, tuberculose, mal de Pott, DST

Resumo

O surgimento da aids provocou um aumento nos casos de tuberculose no mundo. Analisamos um caso de coinfecção HIV-tuberculose visando identificar como elas interagem promovendo deterioração na qualidade de vida do paciente. Estudamos o caso de um paciente do sexo masculino cujo diagnóstico de HIV só foi feito após ele apresentar infecções oportunistas que caracterizam a imunodeficiência. O estudo permitiu-nos identificar como o paciente reagiu à aids e ao tratamento prescrito. Também percebemos como a interação entre as duas doenças aumenta a morbimortalidade delas, principalmente se associada a frequentes descontinuações de tratamento, resultando em limitações permanentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Carolina S. Ribeiro

Mestranda em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa: Aspectos Psicossociais de Prevenção e Saúde Coletiva/UFPB.

Katyara Mylena S.R. Lima

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora Voluntária/UFPB.

Aleyde D. Loureiro

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora Voluntária/UFPB.

Downloads

Publicado

2009-05-25

Como Citar

1.
Ribeiro KCS, Lima KMS, Loureiro AD. Coinfecção HIV/Tuberculose (mal de pott): um estudo de caso. DST [Internet]. 25º de maio de 2009 [citado 10º de setembro de 2024];21(2):83-6. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/974

Edição

Seção

Artigo original