Percepção de pacientes HIV-positivo de um centro de referência em relação a tratamentos de saúde

Autores

  • Cléa A.S. Garbin
  • Ronald Jefferson Martins
  • Artênio José Í. Garbin
  • Daniela C. de Lima
  • Annelise Katrine C. Prieto

Palavras-chave:

soropositividade para HIV, síndrome da imunodeficiência adquirida, pessoal de saúde, DST

Resumo

Introdução: os profissionais de saúde, em muitos casos, apresentam práticas defensivas e excludentes, características do preconceito e da discriminação, no atendimento a pacientes HIV-positivo. Objetivo: verificar a percepção de pacientes soropositivos de um centro de referência para DST/HIV/aids em relação a tratamentos de saúde. Métodos: realizaram-se entrevistas com perguntas relacionadas às atitudes discriminatórias sofridas, acesso e assistência à saúde. Resultados: participaram da pesquisa 130 indivíduos, dos quais 30 (23,1%) relataram eventos de discriminação sofrida fora do centro de referência, predominantemente do cirurgião-dentista e 112 (86,2%) acreditavam ter o mesmo acesso e assistência à saúde que outros cidadãos. Sessenta e dois (47,7%) tratavam-se com o dentista do centro de referência, sendo que destes, 56 (90,3%) achavam bom serem atendidos em uma unidade odontológica somente para HIV-positivo e seis (9,7%) mostraram-se indiferentes, acreditavam estar mais expostos, ou ser preconceito haver um dentista para atender indivíduos soropositivos. Conclusão: conclui-se que muitos pacientes já foram discriminados fora do centro de referência. Porém, a maioria apresenta um sentimento positivo ao tratamento recebido num local específico para pacientes HIV-positivo, devido ao acolhimento compreendido pela humanização e acesso aos serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cléa A.S. Garbin

Professores do Programa de Pós-graduação em Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, UNESP.

Ronald Jefferson Martins

Professores do Programa de Pós-graduação em Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, UNESP.

Artênio José Í. Garbin

Professores do Programa de Pós-graduação em Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, UNESP.

Daniela C. de Lima

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, UNESP.

Annelise Katrine C. Prieto

Graduanda em Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, UNESP.

Downloads

Publicado

2009-08-15

Como Citar

1.
Garbin CA, Martins RJ, Garbin AJ Í., Lima DC de, Prieto AKC. Percepção de pacientes HIV-positivo de um centro de referência em relação a tratamentos de saúde. DST [Internet]. 15º de agosto de 2009 [citado 26º de julho de 2024];21(3):107-10. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/978

Edição

Seção

Artigo original