Identificação de DNA-HPV em adolescentes e mulheres jovens sem coito vaginal

Autores

  • Renata Mirian N Eleutério
  • Marco Aurélio P Oliveira
  • Claudia Márcia A Jacyntho
  • José Eleutério Jr.
  • Josele R Freitas

Palavras-chave:

adolescente, virgem, biologia molecular, sondas DNA, HPV, DST

Resumo

Introdução: o papilomavírus humano (HPV) é um vírus bastante prevalente no mundo. Atualmente existem em torno de 200 tipos identificados, e destes, aproximadamente 45 acometem a área anogenital. Embora se saiba da alta prevalência de infecções pelo HPV entre adolescentes com atividade sexual, poucos estudos têm conseguido demonstrar a presença do vírus entre meninas antes da coitarca. Objetivo: determinar a prevalência de papilomavírus humano (HPV) em adolescentes e mulheres jovens sem coitarca. Métodos: foram avaliadas 50 mulheres adolescentes atendidas no ambulatório de ginecologia infanto-puberal do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro com idade até 20 anos, que relatavam não ter tido coitarca e apresentavam hímen íntegro no exame físico feito por ginecologista de larga experiência, entre janeiro de 2007 a janeiro de 2009. Foi realizada coleta em região de vestíbulo vulvar e o material foi encaminhado ao laboratório de biologia molecular para detecção de DNA-HPV por método de captura híbrida de 2a geração (hC2). Resultados: nas 50 pacientes testadas para DNA-HPV a idade variou de 11 a 20 anos completos (média: 15,88 + 2,04) e todas negavam coito e apresentavam hímen íntegro. O teste de DNA-HPV por hC2 foi positivo em três casos (6%). Em dois casos foi detectado HPV de não alto risco e em um caso, HPV de alto risco. Após seis meses, um segundo teste de DNA-HPV foi negativo em duas das três pacientes. A terceira não foi testada. Conclusão: a infecção pelo HPV pode ocorrer antes da coitarca e mesmo nas situações em que não há contato genital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Mirian N Eleutério

Especialização/Mestrado em Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Farmacêutica bioquímica.

Marco Aurélio P Oliveira

Doutorado em Saúde Coletiva – Professor Adjunto da UERJ.

Claudia Márcia A Jacyntho

Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas, Responsável pelo Setor de Colposcopia do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro.

José Eleutério Jr.

Doutorado em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas – Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará.

Josele R Freitas

Mestrado em Ciências Médicas – Responsável pelo Ambulatório de Ginecologia Infanto-Puberal do Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Downloads

Publicado

2011-06-24

Como Citar

1.
Eleutério RMN, Oliveira MAP, Jacyntho CMA, Eleutério Jr. J, Freitas JR. Identificação de DNA-HPV em adolescentes e mulheres jovens sem coito vaginal. DST [Internet]. 24º de junho de 2011 [citado 18º de maio de 2024];23(2):66-8. Disponível em: https://bjstd.org/revista/article/view/988

Edição

Seção

Artigo original